Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Projeto Rodas de Leitura será ampliado para mais cinco unidades prisionais de Minas

Estimular o hábito de ler e abrir janelas para refletir sobre um futuro melhor é o grande desafio do projeto Rodas de Leitura. Por isso, o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e a Associação Cultural Sempre um Papo, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), vão ampliar o programa, inédito no país, para mais cinco unidades prisionais de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Reprodução

A partir de agosto, o Rodas de Leitura será implantado em mais cinco penitenciárias: José Maria Alckmin, em Ribeirão das Neves; Professor Jason Soares Albergaria e nos presídios Bicas 1 e 2, em São Joaquim de Bicas; e, no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, no bairro Horto, em Belo Horizonte.

O programa foi implantado, há três meses, em duas unidades prisionais do estado: no Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, e na ala LGBT do presídio do mesmo município. A duração é de quatro meses e as rodas são oferecidas para até 20 pessoas.

Resultados
O trabalho é bastante relevante para o Servas e para as pessoas privadas de liberdade, como destaca a gestora do projeto, Patrícia Velloso.

“Tem sido muito significativo para muitos deles. O entusiasmo dos detentos da ala LGBT, sobretudo, tem nos surpreendido. Na última roda de leitura, um deles, além do livro que estava lendo, levou um outro de poesia e quis ler para todos que estavam lá. Eles têm pedido outros livros e acredito que sentirão muita falta se o projeto não tiver continuidade nas unidades prisionais”, conta.

Levando-se em consideração que, de todas as atividades culturais, a única realmente factível para o presidiário é a leitura, devido ao confinamento, o Servas acredita que a força contida no livro é transformadora.

“Acreditamos que a leitura é uma atividade que, além de prazerosa, é capaz de descortinar horizontes, ampliando a capacidade de reflexão de todos que dela se ocupam. Num presídio, ler é muito importante, já que o conhecimento, nesse caso, é literalmente libertador”, observa a presidente do Servas, Carolina Pimentel.

O Rodas de Leitura pode também contribuir para remição das penas, conforme recomendação nº 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm