Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Arroz orgânico oferece mais saúde para alunos escolas estaduais mineiras

SEE/Divulgação

Mesmo com a população brasileira mais preocupada com uma alimentação saudável, o alto grau de agrotóxico coloca o Brasil numa triste estatística: é um dos maiores países consumidores desses produtos, que leva um grande número de pessoas a adquirir doenças ao longo de suas vidas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Entre 2000 e 2014, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apontou que o Brasil aumentou em 135% o uso de agrotóxicos, passando de 170 mil toneladas para 500 mil. Esse forte crescimento rendeu ao país o primeiro lugar no ranking dos que mais consomem agrotóxicos.

Nesse contexto, o Governo de Minas Gerais avança na luta contra os agrotóxicos, buscando uma alimentação mais saudável para a população do estado. Esta caminhada teve início com o decreto do governo mineiro nº 47223, de 26 de julho de 2017, que criou o Grupo Executivo Permanente da Estratégia Intersetorial de Redução do Uso de Agrotóxicos e Apoio à Agroecologia e à Produção Orgânica (GEP), para coordenar e implementar as ações.

Pioneirismo
Em Montes Claros, a 420 km de Belo Horizonte, 57 escolas públicas serão beneficiadas com arroz orgânico, por meio dos editais coletivos do Projeto Sementes Presentes, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater–MG).

O Sementes Presentes tem por objetivo ampliar o acesso da agricultura familiar aos diferentes mercados institucionais públicos e, entre eles, as compras da alimentação escolar. Os fornecedores são os agricultores familiares da reforma agrária, que garantirão o benefício a 35.105 alunos, com a venda de 12.453,30 quilos de arroz, cujo investimento foi de R$ 36.363,49.

De acordo com o representante do MST, Bruno Diogo, a cooperativa dos Trabalhadores da Reforma Agrária Terra Livre, de Nova Santa Rita, foi a vencedora no processo de chamamento público de forma coletiva. A compra vai propiciar uma boa alimentação sem agrotóxico, colhida com certificação orgânica. A cooperativa possui 1.096 famílias e o MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

Comida mais nutritiva
A preferência do governo pelo arroz orgânico se deu devido aos riscos dos agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde. “A produção orgânica visa o desenvolvimento sustentável do ambiente e o estilo de vida saudável. O arroz integral é o tipo mais nutritivo de todos, mantém mais vitaminas solúveis em água, minerais, fibras e gorduras”, afirma a coordenadora do Programa de Alimentação Escolar da diretoria de Suprimento Escolar da SEE, Tatiane Guimarães Perri Maciel.

Segundo o secretário o secretário do GEP, Edmar Gadelha, assessor da Emater-MG, a aquisição do arroz orgânico dos assentamentos da reforma agrária pelas escolas de Montes Claros garante alimentos saudáveis ao alunos. “Consideramos uma grande vitória do governo reduzir o uso de agrotóxicos com estas compras em Minas”, comemora.

“Com as perdas dos direitos do trabalhador brasileiro promovidas pelo governo federal, precisamos facilitar o acesso do pequeno agricultor ao mercado institucional e a permanência das famílias no campo com uma alimentação mais nutritiva e aumento da renda. Com o arroz orgânico, além da qualidade com a alimentação para os estudantes, vamos aumentar a porcentagem das compras das escolas e a proteção do meio ambiente. Quanto menos agrotóxicos, mais saúde para os alunos”, enfatiza a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha. Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm