Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Três novos circuitos turísticos são certificados em Minas

Divulgação/Setur-MG

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG), acaba de certificar três novos circuitos turísticos no estado: Circuito Turístico da Cachaça, Circuito Turístico Campo das Vertentes e Circuito Turístico Urucuia Grande Sertão.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A certificação foi concedida durante o Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos e o Encontro de Receptivos de Minas Gerais, no Hotel San Francisco, em Belo Horizonte, realizado pela Setur nos dias 20 e 21 de junho. Os demais circuitos receberam certificado de renovação e os receptivos receberam a declaração de habilitação que indica o cumprimento das exigências e diretrizes fixadas na resolução Setur nº03/2017 para ingresso no Projeto Minas Recebe. Agora, o estado passa a contar com 48 circuitos turísticos certificados.

Durante o encontro, a Setur recebeu cerca de 40 representantes de circuitos e 30 receptivos de Minas Gerais, além de entidades que compõem o Conselho Estadual do Turismo.

O primeiro dia de evento foi marcado pelo alinhamento das informações técnicas operacionais, propiciando momento de reflexão sobre a gestão pública e privada, bem como sobre a inovação e criatividade do turismo regional. A reunião permitiu ainda o intercâmbio de experiências e desenvolvimento de parcerias dos circuitos turísticos com representantes da iniciativa privada. A Setur aproveitou a oportunidade e apresentou as ações desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2017.

“Tendo em vista a dinâmica do mercado e diversidade das regiões mineiras, novos desafios para operação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos são recorrentes, reforçando a importância da continuidade de reuniões técnicas para alinhamento e atualização de conteúdo, nivelamento de estratégias, proposições de ações e difusão de boas práticas. Vale ressaltar que este é o principal momento em que os empresários, gestores e receptivos têm a oportunidade de se reunir para essa troca de informações e diálogo com a Setur”, avaliou o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria.

Palestrantes convidados apresentaram algumas ações de empreendedorismo tendo como foco o novo Mineirão e o Projeto Fartura, mostrando aos presentes novas possibilidades de utilização para espaços e destinos já conhecidos.

Compondo a programação, a Setur lançou o projeto “Panorama do Turismo” que consiste em apresentar de forma didática, por meio de vídeos, um programa de sensibilização e capacitação para os gestores municipais. “Achamos o vídeo excelente. Ele nos ajudará como gestores para apresentar as possibilidades que o turismo pode trazer para os municípios”, comemorou o presidente do Circuito Turístico Vale do Jequitinhonha, Breno Rodrigues.

Dinâmicas em grupo foram propostas para instigar a criação de novos produtos a partir do perfil de um personagem, que no caso representa o turista que deseja conhecer Minas. Assim, foi possível identificar as dificuldades de cada grupo na busca da inovação e empreendedorismo. Os grupos apresentaram seus produtos para uma mesa julgadora, composta por técnicos da Setur, para venderem o produto criado. Diversas sugestões foram apresentadas, entre elas aplicativos, roteiros personalizados envolvendo ecoturismo, cultura, história e gastronomia.

Na sequência, os projetos Mapa da Gastronomia Mineira, “+Gastronomia” e Mineiraria – Casa da Gastronomia Mineira, foram apresentados pelo secretário Ricardo Faria. O objetivo dos projetos é fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, transformando-a em setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais.

Para Faria, “a iniciativa é fantástica e com certeza trará muitos benefícios para a Política de Gastronomia Mineira, que poderá ser articulada por meio de ações, em forma conjunta. Em Minas Gerais temos uma vasta e rica gastronomia. Como ponto de partida, ela trará aos produtores, uma oportunidade única de desenvolvimento. Em relação ao turismo, sabemos que a gastronomia é fundamental para que o setor se amplie e conquiste cada vez mais turistas”, afirmou. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm