Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Dívida do governo de Minas com municípios será debatida novamente na ALMG

Na sequência de atividades promovidas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visando sensibilizar o Governo do Estado para a situação financeira crítica dos municípios, a Comissão de Saúde promove audiência pública nesta terça-feira (24), às 10 horas, no Auditório José Alencar Gomes da Silva.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Solicitada pelos deputados Carlos Pimenta (PDT), presidente da comissão, e Arlen Santiago (PTB), a reunião tem como objetivo principal debater a dívida do Estado com os governos municipais, especialmente com as santas casas e hospitais filantrópicos.

Desde fevereiro deste ano, parlamentares da ALMG têm feito audiências e visitas para tratar do problema, que vem se agravando com a crise econômica no País. Segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM), a dívida do Estado com os 853 municípios mineiros já ultrapassa R$ 4,7 bilhões.

Diante da gravidade do quadro, o deputado Carlos Pimenta tem reiterado nas reuniões de que participa na ALMG que, se for preciso, vai judicializar o rombo imposto aos municípios mineiros.

Visitas – A Comissão de Saúde visitou, em março, o Hospital do Ipsemg, que atravessa intensa crise financeira e administrativa, com falta de insumos básicos, como sabão e soro, até medicamentos para quimioterapia. O estabelecimento, hoje, tem uma fila de sete mil pessoas aguardando para fazer cirurgias.

Outras visitas foram realizadas ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público do Estado. Nessas ocasiões, os parlamentares apresentaram a preocupação com os atrasos nos repasses, com as dificuldades do Ipsemg e, ainda, com o excesso de despesas inscritas em “restos a pagar” pelo Executivo estadual.

Como desdobramento desses eventos, o TCE sugeriu a inclusão da saúde na auditoria a ser realizada no Executivo estadual. E o MP informou que vai criar coordenadorias regionais de saúde, o que permitirá que promotores atuem com foco nas demandas gerais dos municípios em cada região.

Para a reunião, foram chamados secretários de Estado e representantes de MP, TCE, Defensoria Pública e de vários hospitais filantrópicos, entre outros convidados. Com Agência ALMG

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm