Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Exigência de exames toxicológicos continua aguardando definição da Justiça

carreta_transporte
A Deliberação 145 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) havia adiado para o dia 02 de março de 2016 a exigência do exame toxicológico para habilitação e renovação nas categorias C, D e E.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Foi à quinta alteração no prazo para a entrada em vigor da norma. O objetivo da medida é verificar se o motorista fez uso de drogas ou substâncias proibidas nos últimos 90 dias antes e com isso evitar acidentes de trânsito.

O exame é realizado através de cabelos ou unhas. Os laboratórios que vão fazer o teste ainda passam pelo credenciamento do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran.

O procedimento é de responsabilidade do usuário e o laudo deve ser apresentado ao iniciar o processo de adição ou renovação da habilitação. A instituição médica credenciada vai atestar a aptidão do condutor com base no resultado apresentado.

Aqueles que não se submeterem aos exames toxicológicos serão considerados inaptos temporários ou inabilitados até que apresentem um laudo negativo. O resultado tem validade de 30 dias a contar da data que foi expedido.

O Ministério Público (MP) entrou com uma ação pedindo a proibição da cobrança dos exames toxicológicos e o impasse continua. Segundo Marcos Vinícius de Oliveira, proprietário da Autoescola Nacional, em Pará de Minas, as exigências serão cobradas somente após a questão for resolvida:
marcoliv_exmtx

Marcos Vinícius de Oliveira
marcoliv_exmtx1

O empresário ressalta a importância de todos os meios para aumentar a segurança dos condutores e de pedestres. Ele lembra que as estatísticas mostram o abuso de álcool e drogas como causas de tragédias:

Marcos Vinícius de Oliveira
marcoliv_exmtx2

O questionamento do MP foi em relação ao alto custo dos exames toxicológicos. Os procedimentos custam, em média, R$ 380,00 e isso elevaria muito o valor da renovação ou adição de categoria na CNH. Também questionam a eficácia do equipamento utilizado para realizar o exame.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm