Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Pichações e atos de vandalismo custam caro ao município e só podem ser combatidos com a ajuda da população


No ano passado alguns vândalos picharam a estátua do artista Benjamim de Oliveira, instalada no Parque do Bariri, em Pará de Minas. O monumento do primeiro palhaço negro do Brasil recebeu as inscrições da cruz suástica nazista.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O símbolo foi utilizado pelo ditador Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial e relembra tempos sombrios da história da humanidade. Milhões de pessoas foram mortas por causa dos conflitos entre os países. À época o escultor Alexandre Magno Martins Pinto, autor da obra, disse que a pichação era resultante das crises moral e ética que assolam o Brasil.

Uma equipe da prefeitura esteve no local e fez os reparos na estátua. Porém, os muros de arrimo que ficam atrás da estátua continuaram pichadas. O cenário de sujeira ofusca a beleza do espaço público.


Nos últimos dias a reportagem do Portal GRNEWS recebeu questionamentos de moradores do bairro São José. Eles querem saber porque a pichação da estátua foi apagada, mas as demais continuam deixando o Parque do Bariri mais feio.

A resposta veio por meio de Paulo Duarte, secretário municipal de Cultural, Comunicação Institucional, Esporte, Lazer e Turismo. Ele afirma que o poder público tem o dever de manter o patrimônio. Porém, os recursos estão escassos e existem prioridades que não podem ser adiadas em virtude da falta de educação e consciência de alguns:


Paulo Duarte
vandalismopauloduarte1

Ressalta que alguns cidadãos cometem atos de vandalismo e entendem que o problema deve ser resolvido pela prefeitura. Disse também que as providências estão sendo tomadas para que as pichações espalhadas pela cidade sejam apagadas:

Paulo Duarte
vandalismopauloduarte2

Outro alvo de pichações provocadas por vândalos em Pará de Minas é a imagem do Cristo Redentor, no alto da Serra de Santa Cruz, na Vila Raquel. Além de pichar o mirante, eles também danificaram e furtaram a iluminação do local após uma manutenção feita pela prefeitura que custou aos cofres municipais aproximadamente R$ 8 mil.

A população precisa ajudar a administração municipal a combater o vandalismo e a depredação do patrimônio público. Por isso é importante denunciar os autores para a Polícia Militar através do telefone 190.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm