Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Após retomada de Aleppo, regime sírio deve atacar rebeldes em Idlib

O presidente sírio, Bashar Al Assad, celebra sua maior vitória em quase seis anos de guerra civil, após a reconquista completa do setor rebelde de Aleppo, anunciada na noite dessa quinta-feira (22). A informação é da Rádio França Internacional.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Cerca de 34 mil civis e rebeldes foram retirados nos últimos dias, segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O regime sírio controla agora as cinco principais cidades do país: além de Aleppo, Homs, Hama, Damas e Lattaquié.

O líder rebelde Yasser Al Youssef reconheceu que, no plano político e territorial, a perda de Aleppo é um golpe para os revolucionários. Especialistas lembram, no entanto, que a guerra não acabou e o ditador sírio está diante de três opções de ação.

A mais provável é que as tropas do regime avancem em direção ao Sudoeste, onde se encontra a província de Idlib, que está nas mãos dos rebeles. Outra possibilidade seria se dirigir ao Leste e ao Sul para combater o grupo Estado Islâmico.

A terceria via, mais diplomática, seria uma negociação envolvendo principalmente três países: a Turquia, representando os rebeldes, e a Rússia e o Irã, aliados de Bashar Al Assad. Os ocidentais e os países do Golfo também poderiam ser chamados a participar.

Derrota para os países ocidentais
A reconquista de Aleppo foi uma vitória para o regime sírio e seus aliados, Rússia e Irã, e uma derrota para os estados da região que apoiam a oposição síria, como os países do Golfo e a Turquia.

A ação também foi um fracasso para os ocidentais, cujas hesitações e ambiguidades os reduziram à impotência, e para a ONU. Seis vetos russos e cinco chineses impediram os projetos de resolução contra a Síria no Conselho de Segurança.

As tentativas de negociação de uma transição política foram em vão e, no terreno humanitário, a comunidade internacional não conseguiu aliviar o sofrimento dos civis de Aleppo. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm