Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

José Serra diz que a eleição de Trump e o Brexit beneficiam acordo UE-Mercosul

jose_serra_maria-_luisa-_poncela

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, disse nesta quarta (23), em Madri, que o “aumento da insegurança” provocada pela eleição de Donald Trump e o Brexit “deverão beneficiar” o acordo comercial entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE). As informações são da Agência Lusa.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A possibilidade de sucesso nas negociações UE/Mercosul têm relação direta com o Brexit e a eleição de Trump, disse Serra, em conferência de imprensa ao lado do ministro do Exterior da Espanha, Alfonso Dastis. O ministro brasileiro insistiu que os dois acontecimentos podem “prejudicar a UE”, mas “estimulam e incentivam” o acordo de livre comércio que está sendo negociado entre europeus e sul-americanos.

O Mercosul – composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai – é o sexto mercado das exportações da UE, tendo representando 88 bilhões de euros de receitas em 2015. Por outro lado, as empresas europeias pagam mais de 4 bilhões de euros em taxas alfandegárias. Desde 1998, os dois blocos negociam, sem sucesso, um acordo de comércio livre.

José Serra iniciou na segunda-feira uma visita oficial à Espanha, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais, principalmente comerciais, com este país. “Espanha e Brasil são parceiros estratégicos”, disse ele, acrescentando que os dois países precisam aumentar as relações em todas as áreas, principalmente na econômica, na comercial e na cultural.

O ministro está convencido de que o Brasil “já iniciou a recuperação” econômica e de que “aqueles que mais investirem agora serão os que mais vão se beneficiar” no futuro. “Queremos que Espanha e Portugal sejam os nossos advogados” na UE, declarou José Serra, que teve reuniões em Madri com o presidente Mariano Rajoy, com o rei Felipe VI e com o ministro Alfonso Dastis.

Na capital espanhola, Serra encerrou o seminário empresarial Invest in Brasil, organizado pela Agência de Promoção de Exportações e investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a Icex, a agência espanhola de exportação e investimentos. Como resultado, Brasil e Espanha decidiram realizar no primeiro semestre de 2017 um fórum “de caráter empresarial, acadêmico e de alto nível, com a participação dos setores público e privado”.

O Brasil é o mercado sul-americano mais importante de Espanha, que é o segundo maior investidor estrangeiro na economia brasileira. Durante a visita, José Serra, a pedido do presidente Michel Temer, convidou oficialmente o rei da Espanha o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, para visitar o Brasil. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm