Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Número de vagas para o Curso Técnico de Teatro do Cefart dobra na Fundação Clóvis Salgado

Paulo Lacerda

O Governo do Estado, por meio da Fundação Clóvis Salgado, amplia o atendimento do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Com a abertura do processo seletivo de alunos para o ano de 2018, serão acrescidas 253 novas vagas às atuais 563, que serão distribuídas da seguinte forma: 40 para o curso técnico em teatro; 109 para cursos básico e técnico em dança; 94 para iniciação ao instrumento e cursos básicos de música e 10 para o Coral Infantojuvenil.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A grande novidade, é a criação de uma nova turma para o Técnico de Teatro, dobrando a capacidade atual. O curso, tradicionalmente realizado no período da noite, com 20 alunos, terá seu equivalente no horário da manhã, com mais 20 vagas. Essa ampliação é um dos resultados concretos da reformulação que vem sendo implementada no Cefart pela nova gestão.

Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Augusto Nunes-Filho, a ampliação do número de vagas no Cefart é resultado de um esforço contínuo da atual administração para assegurar e fortalecer a formação profissional em arte.

“A criação de uma nova turma para o curso de Teatro é uma resposta efetiva e positiva ao atendimento de uma antiga demanda. No processo seletivo realizado no ano passado, mais de 400 pessoas se inscreveram para disputar as 20 vagas existentes. Atento a essa realidade, o Governo de Minas Gerais já está desenvolvendo ações que beneficiarão, muito em breve, a formação artística”, revela Augusto Nunes-Filho.

Formação qualificada
O Centro de Formação Artística e Tecnológica da FCS é formado pelas Escolas de Dança, Música (instrumental e coral), Teatro, Artes Visuais e Tecnologias do Espetáculo (iluminação, cenotecnia, figurinos e adereços). São oferecidos cursos livres, básicos, técnicos e de atualização profissional, entre outros. O Cefart oferece, ainda, palestras, residências artísticas e atividades de extensão destinadas ao aperfeiçoamento profissional dos estudantes e à formação de público.

Para o aluno Cacá Correa, do 1º ano do curso Técnico em Teatro, a oferta de uma nova turma atende a um antigo desejo dos estudantes. “É uma boa notícia para nós, alunos, e, também, para as outras pessoas, que podem tentar ingressar no curso. É uma ampliação da oferta, e isso é muito bom”, diz.

Um dos principais requisitos para participar do curso Técnico de Teatro é estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Oportunidade e formação em outras áreas
Encontram-se abertos também editais de seleção para os cursos de Música, Dança e para o Coral Infantojuvenil Cefart.

No curso Básico de Dança, o estudante dá seus primeiros passos na aprendizagem profissional. A idade para ingresso é de oito a dez anos, e a duração do curso é de cinco anos. Já o curso Técnico de Dança forma bailarinos com conhecimento artístico e técnico, e tem duração de três anos.

A professora Ana Cristina, da Escola de Dança, conta como o aumento do número de vagas nos cursos é uma ótima notícia tanto para os professores quanto para os alunos.

“O espaço que a Fundação Clóvis Salgado possui é privilegiado. Os cursos oferecidos são de formação, contribuindo muito para o desenvolvimento e crescimento de novos artistas. Para nós, professores, é sempre um prazer poder lecionar para mais talentos que estão por vir”, comemora a professora.

Outro tradicional curso ofertado pelo Cefart é o de Música. Serão oferecidas vagas para disciplinas de canto e instrumentos de cordas, sopros e metais. Os cursos possuem três anos de duração. Para aqueles que ainda não possuem experiência, serão oferecidos cursos de Iniciação ao Instrumento, com duração de um ano. Já o Coral Infantojuvenil Cefart, oferece 10 vagas para crianças de 8 a 14 anos.

O coordenador do Curso de Música,André Brant, ressalta a importância da abertura de novas vagas. “Como professor, digo que é muito gratificante receber jovens com vontade de aprender e crescer profissionalmente. Os cursos sempre foram muito disputados, e a abertura de novas vagas é muito bem-vinda”, diz.

Inscrições
O prazo de inscrições para os cursos do Cefart se encerra em 30 de outubro de 2017 (segunda-feira). O candidato deve preencher a ficha de inscrição que está disponível no site FCS (www.fcs.mg.gov.br). O valor da inscrição é de R$ 55. Os interessados deverão observar os pré-requisitos para cada um dos cursos, como idade mínima e experiência pregressa na área de interesse.

Após inscritos, os candidatos realizarão provas práticas e teóricas, que acontecerão nos meses de novembro e dezembro. O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Fundação Clóvis Salgado, em 21 de dezembro de 2017.

Serviço:
Inscrições abertas – Processo Seletivo Cefart 2018
(Curso Técnico de Teatro, cursos Básicos de Música e Dança e Técnico em Dança, além do Coral Infantojuvenil Cefart)
Período: até 30 de outubro de 2017 (segunda-feira)
Local: Secretaria do Cefart – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro)
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Valor da inscrição: R$ 55

Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm