Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Seminário debate direitos das pessoas com deficiência na educação, trabalho e na assistência familiar


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD) promoveram o 2º Seminário com o tema “Direitos, Necessidades e Realizações”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 23 de agosto, no auditório Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt localizado na Faculdade de Pará de Minas (FAPAM) e contou com a presença de especialistas, estudantes, representantes de entidades e pessoas com deficiências.

Especialistas das áreas de saúde, educação, apoio familiar e comunitário, também de inclusão no mercado de trabalho participaram de uma mesa redonda debatendo o tema, proporcionando a troca de experiências e conhecimento.

De acordo com Alexandre Pinto Coelho Keuffer Mendonça, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o objetivo das discussões é mostrar para a população o trabalho de assistência realizado e os desafios enfrentados:

Alexandre Pinto Coelho Keuffer Mendonça
alexandrekeufer_seminario

A psicóloga Eunaihara Lígia Liras Marques abordou a questão da inclusão dos portadores de deficiência no sistema educacional. Ela ressalta que apesar de todos nós sermos diferentes os direitos a educação deve ser igual:

Eunaihara Lígia Liras Marques
eunaiahara_seminario

Mariana Fioravante Barbosa, gerente do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da APAE de Pará de Minas, discorreu sobre a deficiência intelectual. Ela apresentou a realidade dessas pessoas e as demandas que elas tem diariamente:

Mariana Fioravante Barbosa
marianabarbosa_seminario

Gilson Júnio Oliveira Menezes atuou como intérprete do palestrante Felipe César, diretor da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM). Ele aproveitou a oportunidade para demonstrar a importância do mercado de trabalho abrir oportunidades para os portadores de deficiência:

Gilson Júnio Oliveira Menezes
gilsonjunio_seminario


O assistente social e professor Lucimar Francisco Rosa, falou sobre a rede de apoio familiar. Segundo ele, é preciso entender que muitas famílias de pessoas deficientes lidam com grandes problemas e precisam de muito apoio:

Lucimar Francisco Rosa
lucimarfrancisco_seminario

Na sequência à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017, na quinta-feira (24), às 19 horas, na sede da APAE será realizado a exposição APAE Mostra Arte. Na sexta e sábado, dias 25 e 26, será promovida uma capacitação de profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm