SAMU atendeu mais de 50 pessoas em Pará de Minas e mesmo com limitações HNSC recebe pacientes


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) entrou em funcionamento no dia 7 de junho de 2017 em Pará de Minas e em mais 53 municípios da região Oeste de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Desde o início dos trabalhos a Central de Regulação do SAMU, sediada em Divinópolis, registrou 8.242 ocorrências. Para José Márcio Zanardi, secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG OESTE) este número é muito expressivo para um serviço novo. Também mostra que a população está acessando as equipes do SAMU.


Ele acrescenta que neste período as equipes de socorristas que atuam nas unidades do SAMU atenderam mais de 50 ocorrências em Pará de Minas. até a manhã desta sexta-feira, 23 de junho. Registra que o tempo médio de atendimento está bem abaixo daquele previsto antes do início do funcionamento do serviço:

José Márcio Zanardi
samujosemarciozanardipm1

Antes da operacionalização do SAMU Oeste foram avaliados e feitos comparativos dos serviços prestados por outros consórcios semelhantes sediados nos municípios de Barbacena e Varginha, para estimar a demanda. Até o momento, com base na projeção feita, os atendimentos correspondem ao que era esperado e está de acordo com o que preconiza a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

O secretário Executivo diz que a estrutura disponível é capaz de atender a demanda da região que engloba os 54 municípios que formam o CIS-URG OESTE. Das 8.242 ocorrências registradas até a manhã desta sexta (23), 12% dos casos atendidos foram resolvidos no local onde estavam e 17% resolvidos por telefone com orientação de um médico. Nem sempre é preciso levar o paciente para uma unidade de saúde:


José Márcio Zanardi
samujosemarciozanardipm2

José Márcio Zanardi também cita a importância de a população acionar o SAMU pelo telefone 192 em casos de urgência. Valoriza a parceria e ressalta a diferença do socorro prestado pelas equipes do SAMU, Bombeiros e grupos voluntários como o Anjos do Asfalto que atua em Pará de Minas:

José Márcio Zanardi
samujosemarciozanardipm3

Para facilitar ainda mais a interação entre as equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros, será viabilizada em breve uma sala de atendimento para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros dentro da Central de Regulação do SAMU em Divinópolis.


Ainda sobre a importância do acionamento do SAMU via telefone em casos de urgência, José Márcio Zanardi afirma que a partir do atendimento inicial da Central de Regulação, a pessoa é transferida para um médico que dita às diretrizes do atendimento a ser prestado a partir dali.

José Márcio Zanardi
samujosemarciozanardipm4

O secretário Executivo do CIS-URG OESTE falou também que mesmo enfrentando dificuldades o Hospital Nossa Senhora da Conceição está atendendo pacientes encaminhados por equipes do SAMU. Salienta que alguns serviços, o único hospital do município não tem condições de atender, mas em outros tem recebido os pacientes que nem sempre são de Pará de Minas. Da mesma forma, paraminenses estão sendo encaminhados para unidades de saúde em outras cidades, quando necessário:

José Márcio Zanardi
samujosemarciozanardipm5


Sobre o SAMU Oeste

Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Ampliada Oeste (CIS-URG), o SAMU tem o objetivo de chegar à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência no menor tempo possível.

Para dar agilidade aos atendimentos, o Serviço conta com uma frota de 31 ambulâncias distribuídas em 24 municípios, que dão suporte total a 54 cidades que integram a Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste.

As ambulâncias são do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que são tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Além desses veículos, também há sete Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.

As cidades que contam com os veículos foram escolhidas com base em estudos de viabilidade, sendo que a logística dessa distribuição foi feita para que se situem em pontos estratégicos, de forma que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância seja de até 40 minutos em qualquer ponto da região. Para a escolha também foram levados em consideração os acessos, estradas, rodovias e estradas rurais.

Em Divinópolis estarão disponíveis três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Uma USB estará posicionada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma USA e USB estarão disponíveis na Central de Regulação das Urgências, situada no Centro da cidade.


Rede Resposta Hospitalar

O SAMU conta com uma complexa rede de atendimentos em 18 unidades hospitalares da região, cuja finalidade é otimizar recursos humanos, financeiros e tecnológicos, a fim de viabilizar no menor tempo possível o atendimento aos pacientes.

A escolha da Rede Hospitalar foi feita após uma análise de viabilidade e levou em consideração diversos critérios. José Marcio Zanardi esclarece que os hospitais não contratualizados e que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão aptos a prestarem atendimentos normalmente em caso de necessidade, o que será avaliado pela Central de Regulação das Urgências em Divinópolis.

Rede de hospitais conveniados
O SAMU atende uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas que são direcionadas aos seguintes hospitais: Hospital São João de Deus em Divinópolis; Hospital São Luis em Formiga, Santa Casa de Campo Belo, Hospital São Judas Tadeu em Oliveira, Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna, Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, Hospital São Carlos em Lagoa da Prata, Hospital Regional São Sebastião em Santo Antônio do Amparo, Hospital Santa Casa de Bom Despacho, Hospital Senhora Aparecida em Luz, Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio do Monte, Santa Casa de Misericórdia de Dores do Indaiá, Santa Casa de Itaguara, Hospital Municipal São Francisco em Iguatama, Santa Casa de Itapecerica, Hospital Nossa Senhora do Brasil em Bambuí, Santa Casa de Misericórdia em Pitangui e Hospital São Gabriel em Passa Tempo.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!