Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Líderes da UE apoiam avanços em negociações comerciais com México e Mercosul

Os líderes da União Europeia (UE) apoiaram nesta sexta-feira (23), durante a cúpula de dois dias que termina hoje em Bruxelas, os progressos registrados nas negociações comerciais do bloco com o México e com o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), mas também com a região da Ásia-Pacífico. A informação é da agência EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na reunião, o Conselho Europeu (CE) apoiou os avanços nas tratativas comerciais da UE e destacou que o objetivo dessas conversações é alcançar “ambiciosos e equilibrados acordos de livre comércio, com reciprocidade e benefícios mútuos”.

A UE e o México iniciaram em maio de 2016 as negociações para atualizar o seu Acordo Global, um amplo projeto de associação que inclui um tratado de livre comércio em vigor desde o ano 2000. A ideia é modernizá-lo para adaptá-lo aos desafios comerciais do século 21. E em fevereiro último, após o protecionismo adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, UE e México concordaram em acelerar suas negociações para fechar um novo acordo o mais rápido possível.

Mercosul
Por outro lado, as negociações para um acordo de associação com o Mercosul seguem enfrentando impedimentos em questões agrícolas e de acesso aos mercados, ainda que estejam avançando. Na última rodada de negociações em Buenos Aires, em março, as duas partes fundiram suas respectivas propostas em diversos textos, e o trecho dedicado à concorrência conseguiu a autorização dos negociadores.

Segundo a UE, para o Mercosul era “difícil aceitar um texto separado sobre agricultura”, como propõe o bloco europeu. As partes tampouco chegaram a abordar ofertas de acesso a mercados, uma das áreas mais complicadas de serem resolvidas para fechar o acordo.

Os agricultores europeus seguem preocupados com as importações dos produtos que chegam do Mercosul, especialmente de países como o Brasil, maior exportador mundial de carne bovina e de frango. Por outro lado, as partes chegaram a acordos sobre procedimentos de licença para a importação e exportação, eliminaram ressalvas em áreas como a definição de direitos alfandegários e fizeram progressos em bens remanufaturados. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm