Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Vereador sugere que autoridades deixem de conversa e puxem os aguapés do Lago Azul no braço

lagoazul_vt2
Repercutiu na última reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas a declaração do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz (PMDB) de que não havia recebido nenhuma comunicação oficial em relação ao problema dos aguapés no Lago Azul, no distrito de Carioca, na zona rural de Pará de Minas, e parte do lago também ocupa o território do município de Conceição do Pará.

Sávio Souza Cruz afirmou que sabia do caso, porque em 2014 estava na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quando seus colegas de parlamento visitaram o Lago Azul. Caso contrário, nem teria conhecimento das discussões em torno da questão na Comissão de Meio Ambiente da ALMG.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Mas, a Comissão de Meio Ambiente mudou seus integrantes após a eleição do ano passado. Com isso o problema vem se arrastando e a natureza agonizando na região que antes foi considerada um cartão postal da região.

O Lago Azul recebe uma poluição considerável de municípios da região, principalmente de Itaúna. O prefeito Osmando Pereira já informou que o município vizinho construirá uma Estação de Tratamento de Esgoto, para minimizar o problema.

O vereador Geovane Cardoso Correia, que representa o distrito de Carioca, em Pará de Minas, vem cobrando das autoridades providências urgentes em relação a limpeza do Lago Azul, que se tornou um “lago verde” em razão de o espelho d’água estar coberto de aguapés.

Geovane Cardoso Mendonça afirmou recentemente que foram encaminhados documentos a diretores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Segundo o vereador, o procedimento foi realizado juntamente com o secretário municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ramon Diniz Faria.

Durante reunião da Câmara Municipal de Pará de Minas realizada na noite de segunda (22), ele ressaltou que em momento algum divulgou uma inverdade a respeito do assunto e vem trabalhando para que o Lago Azul seja revitalizado, se transformando novamente em um ponto turístico da região:

Geovane Cardoso Correia
geovcard_lgazul

O vereador Marcos Aurélio dos Santos disse que está cansado de tantas reuniões sem efeitos. Ele cobra mais ação e menos conversa. Ele chegou a propor às autoridades que visitaram o Lago Azul que arregacem as mangas e retirem os aguapés com as próprias mãos:

Marcos Aurélio dos Santos
marcaur_lgazul

camara_aguapes
O vereador Rodrigo Varela Franco afirmou que os governos estadual e federal ficam em um verdadeiro jogo de empurra. Segundo ele, até os vereadores são jogados para lá e para cá como uma bola de ping-pong:

Rodrigo Varela Franco
rodvar_lgazul

O vereador Flávio Medina Neto afirmou que as autoridades não podem desanimar em enfrentar os desafios. Segundo ele, é preciso representar a população e defender os interesses coletivos com afinco:

Flávio Medina Neto
flavmed_lgazul

O vereador Silvério Severino Francisco voltou a afirmar que muitas reuniões, inclusive de conselhos municipais e estaduais, só servem para bater papo, tomar café e comer coxinha, sem soluções efetivas:

Silvério Severino Francisco
silvsever_lgazul

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Lázaro, a pedido dos vereadores publicou uma portaria formando uma comissão para se reunir com a nova Comissão de Meio Ambiente da ALMG e com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz, para que o problema da poluição e os aguapés do Lago Azul sejam novamente discutidos e as soluções encontradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm