Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Pará de Minas adere à campanha Junho Vermelho para incentivar a doação de sangue

campanha_sangue
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi lembrado no dia 14 de junho. A data é importante para lembrar que a doação de sangue salva vidas e captação precisa ser constante para cumprir esta missão.

Entretanto, um dado chama atenção. As estatísticas confirmam que entre os meses de junho a agosto, período de férias, os estoques dos bancos de sangue de todo o país caem até 30%.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Diante dessa constatação, foi instituída a campanha nacional Junho Vermelho, com o objetivo de incentivar a doação de sangue manter os estoques de bolsas nas unidades de saúde.

A campanha também está sendo realizada em Pará de Minas, como informa a coordenadora do Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Nilma Aparecida de Oliveira:

Nilma Aparecida de Oliveira
nmds1

nilmap_dsang
Ela também informa que a captação de sangue no Hospital Nossa Senhora da Conceição é realizada com a ajuda de familiares dos pacientes que necessitam de sangue durante o período de tratamento:

Nilma Aparecida de Oliveira
nmds2

Nilma Aparecida de Oliveira confirma que a exemplo que ocorre em todas as regiões brasileiras, o estoque no Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição sofre uma queda drástica nesta época do ano:

Nilma Aparecida de Oliveira
nmds3

A coordenadora ressalta que para fazer a doação de sangue a pessoa precisa estar bem de saúde. Uma simples gripe pode impedir o doador de concretizar este gesto de solidariedade:

Nilma Aparecida de Oliveira
nmds4

Como Pará de Minas não conta com um posto de coleta de sangue, os doadores pará-minenses precisam se deslocar até Divinópolis para fazer a doação de sangue na unidade regional da Fundação Hemoninas. A próxima viagem está marcada para o dia 25 de junho para doadores de qualquer tipo sanguíneo:

Nilma Aparecida de Oliveira
nmds5

Independente da campanha Junho Vermelho, o Brasil precisa ampliar a taxa de doadores voluntários. De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de 1,8% da população entre 16 e 69 anos, precisa ser aumentado para 3% dos brasileiros aptos a doar.

Entre 2013 e 2014, houve aumento de 4,5% nas coletas de bolsa de sangue, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Já as transfusões de sangue aumentaram 6,8% no período. Em 2013, foram feitas 3 milhões de transfusões de sangue no Brasil, sendo que em 2014 foram 3,3 milhões de procedimentos.

O Ministério da Saúde afirma que o Brasil atende os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao percentual de doadores voluntários e é uma referência mundial no tema, mas a ampliação do universo de doadores, permanentes ou fidelizados, que doam regularmente vai permitir ao país ter estoques para situações de emergências e hemoderivados de melhor qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm