Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Biblioteca do Palácio da Inconfidência é reaberta

Guilherme Dardanhan

O atendimento da Biblioteca Deputado Camilo Prates volta a ser realizado no Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), desde esta segunda-feira (22). Em um espaço mais confortável, amplo e moderno, os cidadãos poderão realizar leituras, estudos e pesquisas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O novo ambiente é resultado da reforma para readequação do setor, que teve início em outubro do ano passado. Os ambientes destinados ao acervo e aos usuários foram reorganizados; os pontos de atendimento, redistribuídos; e a circulação dos usuários, facilitada.

Essas melhorias podem ser identificadas logo na entrada da biblioteca, no andar SE do Palácio. O espaço, que já abrigava a recepção do setor, conta agora com duas novidades: um ponto de atendimento com a presença de um bibliotecário e um ambiente de estar, com poltronas e jornais.

125 anos – A reabertura da Biblioteca Deputado Camilo Prates, que nunca havia passado por uma reforma substancial, acontece a um mês do seu aniversário de 125 anos.

O setor foi criado em 22 de junho de 1892, pela Resolução 4, originada de um projeto do então deputado Camilo Prates. Há cerca de 20 anos, o setor está localizado nos andares SE e 1S do Palácio da Inconfidência.

Biblioteca tem nova organização e área de estudo ampliada
A readequação do espaço da biblioteca também foi realizada no andar 1S do Palácio da Inconfidência. O pé‑direito foi ampliado e o piso foi trocado, o que resultou em um ambiente mais claro, arejado e iluminado. Já o acervo foi concentrado em uma única área, com estantes revitalizadas e uma nova identidade visual, para facilitar a localização das obras pelo usuário.

Como consequência dessa reorganização, o número de assentos para estudo foi ampliado de 30 para 50, o guarda-volumes ganhou mais um escaninho e os espaços destinados ao atendimento do público foram redistribuídos.

As necessidades das pessoas com deficiência também foram consideradas. Antes da reforma, pessoas com dificuldade de locomoção já tinham acesso direto à biblioteca ao descer do elevador no andar 1S. Como não é possível, do balcão de atendimento, visualizar essa entrada, foi instalado um interfone para que o usuário possa acionar a equipe da biblioteca.

Além disso, agora, os balcões de atendimento e as mesas de estudo têm altura adequada para serem utilizadas por cadeirantes.

Restauração – A reforma trouxe também melhoria para a manutenção do acervo: foi criado um ambiente específico para restauração de livros e documentos. Nesse local, também foram agrupados os equipamentos para digitalização, que estavam dispersos na biblioteca.

Serviço:
O acervo da Biblioteca Deputado Camilo Prates é especializado em Ciências Sociais, com ênfase na área do Direito. São livros técnicos, obras de referência, teses, revistas, jornais, diários oficiais e material audiovisual, além de obras editadas pela Assembleia.

O espaço é aberto ao público e responde solicitações de pesquisas sobre tramitação de projetos, legislação, doutrina e jurisprudência, por e-mail ou pessoalmente.

Endereço: Rua Rodrigues Caldas, 30, andar SE, Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 2108-7666
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30

Com Agência ALMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm