Aumento salarial não impactará economia e situação só melhora quando o Brasil retomar o crescimento


Os brasileiros não ficaram satisfeitos com os aumentos salariais anunciados pelo governo federal. Em dezembro de 2017 o presidente da República Michel Temer decretou reajuste de 1,81% para o salário mínimo que passou de R$ 937 para R$ 954 a partir de 1º de janeiro de 2018. Também neste mês foi anunciado o aumento de 2,07% para os aposentados e pensionistas que recebem benefício maior que o salário mínimo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Isso ocorre porque no Brasil existem vários índices para medir a inflação que fechou em 2,95% ao final de 2017 abaixo do piso da meta. Economistas já preveem quem este ano a inflação deve aumentar e ficar próxima do centro da meta estipulado em 4,5%.

Os reajustes salariais concedidos aos trabalhadores da ativa, também aos aposentados e pensionistas não devem provocar impacto nenhum no cenário econômico brasileiro este ano na avaliação do economista Eduardo de Almeida Leite. Também explica os critérios utilizados para reajustar o salário mínimo:

Eduardo de Almeida Leite
eduardoaleitesalario1


Acrescenta que para que o reajuste não traz nenhum ganho real para o trabalhador. Isso deve acontecer quando o país voltar a crescer, recolocar no mercado os mais de 12 milhões de desempregados e as empresas concederem reajustes acima da inflação:

Eduardo de Almeida Leite
eduardoaleitesalario2

Para voltar a crescer o país precisa fazer ajustes fiscais e reformas. O governo também precisa melhorar sua gestão e gastar menos do que arrecadada para reduzir o deficit fiscal:

Eduardo de Almeida Leite
eduardoaleitesalario3

A expectativa é de crescimento de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2017. Para este ano a previsão que a economia cresça 3%, mas o Brasil tem potencial para crescer 5% ao ano na avaliação dos economistas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!