Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

É preciso implantar um programa para combater carrapatos em cães, alerta veterinário


A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma doença infecciosa, febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A enfermidade é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, denominada Rickettsia rickettsii, transmitida por carrapatos, caracterizando-se por ter início repentino, provocando febre alta, cefaléia e prostração.

A patologia pode evoluir para hemorragias e por isso o tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença. Quanto mais rápido a pessoa retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair FMB

Nos casos de contato com áreas com presença de carrapatos, recomenda-se o uso de mangas longas, botas e de calça comprida com a parte inferior dentro das meias, todos de cor clara para facilitar a visualização dos carrapatos.

Após a utilização a pessoa deve colocar todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos agentes da febre maculosa. A preocupação é grande em especial devido aos cães soltos pelas ruas.

Em Pará de Minas um cão foi encontrado no bairro Patafufo com a saúde debilitada e com uma grande quantidade de carrapatos estrela. De acordo com o médico veterinário Idael Christiano de Almeida Santa Rosa, qualquer infestação deve ser combatida para evitar doenças em animais e nas pessoas:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelsr_carrp1


O especialista explica que o carrapato passar por diversas fases e em todas elas ele tem potencial de transmitir a febre maculosa. O processo é contínuo desde a larva até a fase adulta:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelsr_carrp2

O profissional ressalta que no caso de carrapatos é preciso estabelecer um programa de controle no cão e no ambiente. Para isso é importante utilizar produtos corretos para que tenha a ação eficaz:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelsr_carrp3

Um carrapato fêmea em fase reprodutiva pode gerar de três a quatro mil ovos. Uma grande quantidade de novos carrapatos que darão continuidade ao ciclo, podendo provocar uma infestação desses parasitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm