Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Minas Gerais sedia simpósio de compras da agricultura familiar

Divulgação/Seda

Modelo de gestão na área de compras institucionais da agricultura familiar, Minas Gerais sediou na sexta-feira (20), na Cidade Administrativa, o Simpósio de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar. Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o encontro teve o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O objetivo do encontro é impulsionar a aquisição de alimentos da agricultura familiar pelos órgãos da administração pública federal, em conformidade com o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA). O simpósio reuniu técnicos da administração federal responsáveis pelas compras de alimentos dos órgãos federais sediados no Estado.

Segundo o superintendente federal da Agricultura em Minas Gerais, Eduardo Dumont, o simpósio tem grande significado, pois é mais uma iniciativa que vem reforçar uma política pública voltada para fortalecer as relações entre o poder público e a agricultura familiar do estado e do país. “O PAA Familiar é uma política de êxito para o desenvolvimento econômico e social do campo brasileiro”, completou.

Já o diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, José Paulo De Almeida, o agricultor familiar é, sem dúvidas, a máquina desse país. “As compras institucionais são um processo novo, um mercado aberto que tem muito espaço para crescer. Precisamos comprar além desses 30%”, disse.

Modelo mineiro
Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, apresentou as ações e políticas adotadas em Minas Gerais para a ampliação das compras da agricultura familiar.

Para o secretário, o fórum é mais uma oportunidade que a agricultura familiar mineira tem para escoar sua produção, beneficiando milhões de mineiros e mineiras. “Um dos primeiros atos do governador Fernando Pimentel foi regulamentar a Lei Estadual 20.608, que instituiu a política estadual de aquisição de alimentos da agricultura familiar. A PAA Familiar determina que no mínimo 30% dos produtos adquiridos pelos órgãos estaduais sejam comprados da agricultura familiar”, disse.

Graças a esse trabalho, pela primeira vez, a agricultura familiar de Minas Gerais conseguiu representar mais de 30% dos recursos destinados à alimentação escolar, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O presidente Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Glenio Martins de Lima Mariano, afirmou que “os produtos da agricultura familiar têm qualidade, são saudáveis e contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado”.

A Seda liderou a estratégia do PAA Familiar, Minas Gerais tem feito a sua parte. No início de 2015, o PAA Familiar foi regulamentado e agora estamos no caminho certo”, afirmou.

Também participou da solenidade de abertura do simpósio, a representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Renata Seidel. Segundo ela, a questão da segurança alimentar e nutricional é estratégica para o Governo do Estado.

“Estamos juntos organizando tanto o lado da oferta quanto da demanda. Nosso desafio é consolidar essa política com menos burocracia e adequada a realidade. Nós achamos que a inclusão produtiva tem um viés econômico e social muito forte”, concluiu.

Também apoiaram o evento os Ministérios da Defesa, Educação, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Casa Civil, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, além da Emater-MG. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm