Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

CEMIG intensifica combate aos “gatos” de energia elétrica que geram prejuízo anual de R$ 300 milhões


A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) continua trabalhando para conscientizar a todos os consumidores sobre os prejuízos provocados pelas fraudes nos padrões de energia elétrica, os chamados gatos.

Vale lembrar que o furto de energia é considerado crime com base no Código Penal Brasileiro. O infrator responde a processo criminal e fica sujeito ao pagamento de multas, juros e de valores do consumo não registrado.

A cobrança é feita com base na média consumida pela empresa ou residência. A partir dessas informações a CEMIG gera uma fatura e encaminha para o cliente quitar o débito retroativo.

Os padrões com suspeita de fraude são retirados e levados para um moderno laboratório da empresa. O procedimento é agendado para que o consumidor possa acompanhar, caso queira.

A CEMIG registra um prejuízo anual de aproximadamente R$ 300 milhões devido aos furtos de energia, conhecidos popularmente como “gatos”. Porém, esse valor é repassado para as contas dos clientes que pagam em dia.

De acordo com Cléder Melo, gestor de relacionamentos da CEMIG em Pará de Minas, a estatal tem fechado o cerco aos consumidores que fazem gatos na rede para furtar energia elétrica, gerando prejuízos para o sistema:


Cléder Melo
furtosdeenergiacledermelo1

Os desvios de energia elétrica nos padrões são constatados pelo sistema por meio de uma média de consumo de cada unidade consumidora. Os técnicos visitam o imóvel e verificam qualquer intervenção no equipamento:

Cléder Melo
furtosdeenergiacledermelo2

Denúncias de fraudes nos padrões de energia elétrica podem ser feitas pelo telefone 116, no aplicativo CEMIG Atende, no site da empresa e presencialmente em uma das agências da concessionária.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm