Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Novo espaço aproxima visitante do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Janice Drumond

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça ganhou um Centro de Visitantes que será a porta de entrada para o turista que deseja conhecer as riquezas da unidade de conservação, localizada na porção sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O espaço reunirá informações da área para que as pessoas conheçam um pouco do que irão encontrar no seu passeio pelas paisagens.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O centro dispõe de um auditório para 45 pessoas, além de um anfiteatro para atividades ao ar livre. A estrutura está localizada na entrada do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, próxima à Sede Administrativa e ao Centro de Observações de Astros Professor Francisco Prado.

“Em breve, será montada a exposição que segue o padrão das encontradas nos Centros de Visitantes das unidades de conservação estaduais, que permite que o público tenha contato com informações, fotos, mapas e até sensações sobre a fauna, a flora, o relevo, a hidrografia e a geologia da área”, afirma o gerente do parque, Marcus Vinícius de Freitas.

O prédio foi construído pela mineradora Vale em atendimento a uma das condicionantes do processo de licenciamento da Mina Capão Xavier e tem como objetivo acolher os visitantes e oferecer mais possibilidades de uso para a comunidade. Foram investidos cerca de R$ 7 milhões na estrutura.

Inauguração
Na solenidade de inauguração do Centro de Visitantes, realizada nesta semana, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Sarmento, observou que a estrutura traz a comunidade para dentro do parque. “Queremos que o Centro seja usado para atividades de educação ambiental, turismo, reuniões, enfim, tudo aquilo que a unidade de conservação pode nos ensinar”, afirmou.

Sarmento destacou mais essa parceria do Governo de Minas Gerais com a iniciativa privada para melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. “Parceria é a palavra fundamental para conseguirmos executar as ações”, observou. “Nenhum setor consegue fazer as coisas sozinho, especialmente numa área que envolve a todos como o meio ambiente”, completou.

O gerente executivo de Licenciamento Ambiental, Estudos, Espeleologia, Saúde e Segurança da Vale, Rodrigo Dutra Amaral, destacou a reabilitação do entorno da área onde foi implantado o Centro de Visitantes. “Foi feito um plantio de 40 mil mudas vindas do Centro de produção de mudas da Vale no Miguelão”, destacou.

A Vale cedeu, ainda, um caminhão-pipa ao parque para atender demandas de combate a incêndios florestais. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das áreas mais vulneráveis ao fogo, especialmente no período mais seco do ano, que vai de julho a outubro, época do inverno.

A unidade de conservação também é uma das que possui uma das estruturas mais eficientes para combate ao fogo com cerca de 100 pessoas mobilizadas para combate a ocorrências de incêndios no interior e no entorno do parque, além de uma unidade do Corpo de Bombeiros especializada em incêndios florestais, localizada dentro da unidade.

Estrutura
Com a inauguração do Centro de Visitantes, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça aperfeiçoa sua estrutura que já era uma das melhores no atendimento aos visitantes e na proteção aos recursos naturais.

Na sua entrada pelo município de Nova Lima, o parque possui um Centro de Administração com auditório para 90 pessoas, salas para reuniões e para Polícia de Meio Ambiente. Na entrada pelo Barreiro, em Belo Horizonte, há outro Centro de Administração com auditório para 60 pessoas, salas da administração, além de residências para funcionários e casa do Grupamento de Polícia de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros Militar.

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do estado. Situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital. A unidade de conservação está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e foi criada em 1994.

Os 3.941,09 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica e o lobo-guará. A unidade de conservação está situada numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rica em campos ferruginosos e de altitude. O parque abriga seis importantes mananciais de água que garantem a qualidade dos recursos hídricos que abastecem parte da população da RMBH. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm