Águas de Pará de Minas comemora bom desempenho em ranking nacional de saneamento


Desde o dia 17 de abril de 2015 a concessionária Águas de Pará de Minas é a responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. Nesses três anos de atuação foram feitos grandes investimentos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os números do trabalho desenvolvido coloca o município entre um dos melhores do país quando o assunto é o acesso da população ao saneamento básico. As informações constam no ranking 2018 da Universalização do Saneamento divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Na edição 2018, o ranking avaliou 34% das cidades brasileira, localizadas em todas as regiões do país, o que engloba 67% da população. Um verdadeiro mapa da situação do abastecimento no Brasil.

Os municípios foram divididos em quatro categorias: 80 foram enquadrados na categoria “Rumo à universalização”, 201 em “Compromisso com a universalização”, 1342 em “Empenho para a universalização” e 271 em “Primeiros passos”.

Thiago Contage Damaceno, superintendente da Águas de Pará de Minas, destaca a satisfação de constatar o reconhecimento do trabalho realizado no município em um ranking nacional:


Thiago Contage Damaceno
rankingthiagocontage1

A qualidade da água captada, tratada e distribuída pela rede contribui para a saúde pública do município. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já divulgou números provando que os investimentos em saneamento promovem a saúde e a qualidade de vida:

Thiago Contage Damaceno
rankingthiagocontage2

A concessionária Águas de Pará de Minas também foi destaque nacional no anuário Panorama 2018 da participação privada no saneamento do Brasil, uma publicação da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon) e do Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindicon).

A empresa se destacou no quesito Agilidade no Cumprimento das Metas Contratadas, onde foi mencionada a construção dos 28 km da adutora que leva água do Rio Paraopeba até a Estação de Tratamento de Água da cidade, tendo como título: “Torneira vazia nunca mais”.

A empresa antecipou para o primeiro ano de concessão a obra do Sistema de Abastecimento do Paraopeba e, em apenas cinco meses, resolveu definitivamente o problema da falta d’água que se arrastava há anos:

Thiago Contage Damaceno
rankingthiagocontage3

Foram avaliadas 1894 cidades brasileiras e apenas 15% atingiram a pontuação para serem classificadas na categoria mais alta, chamada “Rumo à universalização”.

De acordo com dados da Águas de Pará de Minas, 98,7% da população da cidade e dos distritos são abastecidos com água potável e 97,4% da população tem coleta e tratamento do esgoto sanitário. Os índices são de dezembro de 2017.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!