Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Campanha de vacinação contra a gripe termina e MG alcança meta geral


Minas Gerais alcançou na tarde de quinta-feira (21) a meta de 90% de imunizados na Campanha de Vacinação contra a Gripe, estratégia que se encerra nesta sexta-feira (22/6).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Altas coberturas vacinais possibilitam que a população seja protegida em grande escala contra a doença. Dessa forma, a expectativa é que a ocorrência de casos e óbitos em decorrência da doença sejam menos frequentes”, explica a Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida.

No entanto, mesmo com a meta atingida, ainda há preocupação com as crianças de 0 a 5 anos que estão com 75% de cobertura vacinal, e com as gestantes, grupo que alcançou 76%.

As crianças e gestantes fazem parte do grupo de risco, uma vez que possuem maior probabilidade para complicações e óbitos em decorrência da doença. Para aumentar a cobertura vacinal, os municípios que ainda não alcançaram a meta ou que apresentam grupos abaixo do esperado são orientados a realizar busca ativa de todos os indivíduos que ainda não foram imunizados, ou seja, agentes de saúde vão de casa em casa à procura dessas pessoas.

“Mesmo após o fim da campanha, as vacinas continuam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e é importante que as chamadas para os grupos prioritários que ainda não alcançaram a meta continuem sendo feitas”, afirma Janaína Almeida.

A vacina da gripe apresenta uma eficácia de 95 a 98% e tem índice de reação de apenas 1%. A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e é definida a partir de estudos epidemiológicos. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Após a campanha
A partir da próxima segunda-feira (25/6), caso haja disponibilidade, a vacina também será ofertada para as crianças de cinco a nove anos e adultos entre 50 e 59 anos. No entanto, é importante que os municípios que não alcançaram a meta dos grupos continuem na busca ativa dos não vacinados pertencentes aos grupos prioritários.

– Acesse os dados AQUI.
– Mais informações estão disponíveis AQUI.
Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm