Suspeita de descarte de esgoto industrial no Paciência recai sobre a Itambé e promotor apura denúncias


Nos últimos meses foram registradas diversas denúncias de descarte irregular de efluentes industriais no ribeirão Paciência, em Pará de Minas. Algumas pessoas registram a poluição através de fotos e vídeos e compartilham em redes sociais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A Concessionária Águas de Pará de Minas, responsável pelo serviço de tratamento de água e esgoto no município, já coletou amostras para análise em laboratório do material descartado e os laudos foram apresentados as autoridades.


A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal também esteve no local onde ocorre o descarte irregular de esgoto e acionou a Polícia Militar de Meio Ambiente para registrar o fato. Foram encontrados peixes mortos boiando por falta de oxigenação na água.

Além disso, o cheiro insuportável se espalhou por grande parte da cidade. Os vereadores trabalharam na confecção de diversos relatórios e laudos técnicos e apresentaram denúncia ao Ministério Público da Comarca.


A questão também vem sendo acompanhada de perto pelo Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente na Comarca de Pará de Minas, Delano Azevedo Rodrigues. Ele confirma que as denúncias foram recebidas e já foi instaurado um inquérito civil público para apurar todas as informações:


Delano Azevedo Rodrigues
efluentesribeiraodelanoazevedo1

O representante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ressalta que o monitoramento deverá ser feito de forma constante para que as empresas não venham a causar poluição ao curso d’água e danos ambientais incalculáveis:

Delano Azevedo Rodrigues
efluentesribeiraodelanoazevedo2

Ele explica que nesses casos de poluição de mananciais os responsáveis deverão responder um processo criminal e outro cível. Além disso, serão adotadas medidas administrativas para sanar o grave problema:

Delano Azevedo Rodrigues
efluentesribeiraodelanoazevedo3

A Promotoria de Justiça acionou a Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM) para ajudar na apuração dos fatos e tomar todas as medidas cabíveis junto à empresa responsável pelos efluentes.

A suspeita de descarte irregular de esgoto no ribeirão Paciência recai sobre a Itambé, conforme citado pelo promotor de Justiça Delano Azevedo Rodrigues. A reportagem do Portal GRNEWS tentou contato com a empresa em Pará de Minas na manhã desta quinta-feira, 22 de junho, para ouvir a versão de seus dirigentes sobre o caso. Fomos informados que a pessoa responsável pela área ambiental da empresa retornaria o contato com os devidos esclarecimentos, o que não ocorreu até esta publicação. O espaço continua aberto para que a empresa possa se manifestar sobre o assunto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!