Água do rio Paraopeba abastece Pará de Minas devido a baixa vazão nos mananciais dos Paivas e Paciência


O tempo que predominantemente seco e a baixa umidade relativa do ar tem feito com que a demanda de água aumente em residências e empresas paraminenses.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A mudança no tempo, especialmente em relação ao período chuvoso é notória. Nos últimos dias caíram poucas chuvas na região de Pará de Minas, mas quantidade pluviométrica registrada ainda não é suficiente para aliviar a situação.

O município de Pará de Minas já passou por uma situação dramática há alguns anos por causa da falta de água para garantir o abastecimento. Muitas famílias passaram até mesmo a armazenar caixas d’água em casa e em alguns locais ficaram até 26 dias sem água em razão do racionamento.

O problema só foi resolvido definitivamente depois que a Concessionária Águas de Pará de Minas se instalou na cidade e construiu em tempo recorde uma adutora de 28 quilômetros até o rio Paraopeba, na região do distrito de Córrego do Barro.

Desde então o sistema vem garantindo o abastecimento de água para a população. A concessionária responsável pela água e esgoto manteve as captações no ribeirão e Paciência e córrego dos Paivas.

Mas, nos últimos dias os mananciais estão com uma vazão muito baixa e por isso estão sendo utilizado de forma bem criteriosa, como explica Thiago Santana, responsável pelo sistema de abastecimento:


Thiago Santana
vazaomananciaisthiagosantana1

Ele também aproveita a oportunidade para tranquilizar toda a população em relação ao fornecimento de água. Todas as manobras com o córrego Paivas e ribeirão Paciência e o rio Paraopeba garantem o abastecimento:

Thiago Santana
vazaomananciaisthiagosantana2

Mesmo com o fornecimento de água normalizado, sempre é importante frisar a necessidade de a população evitar o desperdício de água. Qualquer problema na rede de distribuição poderá ser comunicado a Concessionária Águas de Pará de Minas através do telefone: 0800-942-0404.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!