Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Principal legado do Fórum da Água será o engajamento das futuras gerações

Wilson Dias/Agência Brasil

O 8º Fórum Mundial da Água foi realizado em Brasília em março de 2018 com o objetivo de colocar a água no topo da agenda política e da sociedade. Para o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e diretor executivo do fórum, Ricardo Andrade, o objetivo foi alcançado e a participação popular e o engajamento social nas discussões de preservação e gestão dos recursos hídricos são os principais legados do evento.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Cerca de 120 mil pessoas estiveram nos espaços do 8º fórum, mas Andrade destaca o envolvimento dos 3,5 mil professores. “Esse envolvimento resultou na presença de mais de 58 mil crianças. Talvez esse seja o principal legado, o engajamento das futuras gerações, tomando conhecimento das importantes decisões sobre os recursos hídricos, que ainda não estão claras pra eles, mas as preocupações estão lá, questões de uso consciente e do cuidado com o meio ambiente”, disse. “São as pequenas informações que ficam na mente dessas crianças, que amanhã estarão encarregadas de cuidar desse patrimônio tão importante”.

Segundo Andrade, nos próximos meses, a equipe do fórum publicará um relatório com todas as informações do evento, como investimentos feitos e resultados alcançados. Ele explicou que não há uma mensagem final única, mas foram feitos alguns manifestos e declarações durante os processos de discussões. Todos esses documentos já estão disponíveis no site do fórum.

“A nossa intenção era promover troca de experiências, boas práticas, debates, contribuições, toda a agenda do fórum foi conduzida para que isso acontecesse”, disse o diretor da ANA, ressaltando que mais de 300 mil contribuições foram feitas na plataforma do evento durante processo preparatório. “Em todas as sessões tínhamos mulheres e jovens trazendo todas as perspectivas e, junto com empresários, governantes e cidadão comuns, debatendo aquilo que é possível ser replicado na gestão de recursos hídricos. É um evento de engajamento”, explicou.

A próxima edição do fórum será realizada em Dacar, no Senegal, e, para Andrade, não se permitirá mais um fórum sem a participação da sociedade. Dos 120 mil participantes do 8º fórum, 110 mil estiveram na Vila Cidadã e na Feira, espaços com acesso gratuito à população. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm