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Metodologias Ativas no ensino de História do Direito

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Por Flávio Marcus da Silva

Uma das atividades realizadas pelos meus alunos de História do Direito, no 1º período do curso de Direito da Faculdade de Pará de Minas, foi a produção de um pequeno documentário em vídeo sobre um tema relacionado ao programa da disciplina. Cada equipe escreveu um roteiro, que foi analisado e discutido em sala, e depois partiu para a pesquisa de campo e produção do filme. O resultado foi, inicialmente, uma alegria transbordando do meu peito, a sensação de estar no caminho certo, de ter feito uma boa escolha quando decidi ser professor, enfim: realização profissional. Em seguida, também como resultado, notas que variaram de 7,0 a 9,5, já que nenhum grupo conseguiu realizar um trabalho impecável (mas, mesmo assim, vou elogiá-los, e muito). O fato é que os documentários foram produzidos, abordaram os temas com criatividade, utilizando fotos, cenas de filmes, entrevistas, músicas, depoimentos e textos, tudo amarrado em quadros explicativos no mínimo interessantes.

Essa atividade começou a se esboçar em fevereiro, na nossa primeira aula, quando eu disse que a História é uma construção, que não existe uma verdade única sobre o passado, que tudo depende do ponto de vista do historiador, de como ele pesquisa, das ferramentas por ele utilizadas e das fontes analisadas. Tomando isso como ponto de partida, em meio às aulas e debates que vieram depois, realizamos atividades em que os alunos puderam construir conhecimento por meio da análise de textos, dados históricos, documentos e imagens do passado, apresentando seus resultados oralmente ou em textos dissertativos. Uma atividade que deu muito certo, a meu ver, foi uma competição entre equipes para solucionar um enigma que eu inventei, inspirado na obra de Agatha Christie. O objetivo do trabalho foi ensinar os alunos a reunir fragmentos de discurso, dados, imagens, objetos, informações e testemunhos num todo de sentido, compondo, assim, uma explicação para algo misterioso ocorrido no passado. Isso é fazer História.

Assim como a solução do enigma (que eu chamei de O caso da viúva assassinada), os documentários resultaram da reunião de fragmentos diversos, construindo explicações coerentes, muitas vezes engajadas, sobre os temas propostos. Enquanto eu explicava para a turma sobre as constituições de 1891, 1934 e 1937, fazendo de tudo para trazer questões do passado para o presente e refletir sobre a vida, os grupos realizavam seus filmes. Os temas escolhidos foram: Direito e Sociedade, Evolução Histórica dos Direitos Políticos da Mulher, Casamento Homoafetivo, Impeachment e Igualdade de Gêneros.

Assim que os documentários ficaram prontos, disponibilizamos os vídeos para a turma num blog e em seguida realizamos um debate sobre eles, que começou com uma discussão sobre Direitos Civis, Políticos e Sociais, com base no livro Cidadania no Brasil: o longo caminho, de José Murilo de Carvalho.

Meu objetivo, a partir de agora, é utilizar novas metodologias ativas em História do Direito e outras disciplinas que eu ministrar na Faculdade de Pará de Minas. Minha decisão está tomada. Quero continuar na FAPAM (pelo menos até quando a FAPAM me quiser), trabalhando diretamente com os estudantes, ensinando História, Francês e outras coisas que eu souber e puder ensinar.

2 comentários

  1. marcio guimaraes barbosa

    Flávio,
    Parece-me estar inserido dentro da metodologia educacional proposta por Paulo Freire, onde o aluno cria o próprio caminho e não algo já pré-concebido e impositivo, a tal “educação bancária”. O aluno torna-se ator e também sujeito do processo. Parabéns!

  2. Geraldo Sérgio

    Flávio Marcus, muito interessante, posso assistir os vídeos? se sim, qual o blog?

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