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Orientações para pré-diabéticos

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Por Fernanda Medina

Se você foi diagnosticado como pré-diabético, siga as seguintes orientações e evite evoluir para um diabetes mellitus tipo II.

O diabetes mellitus é uma doença crônico-degenerativa que pode levar a complicações severas, como amputações, cegueira, lesão neuronal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diminui a expectativa de vida de 5 a 10 anos, dentre outras complicações.

Orientações:
Exclua as bebidas alcoólicas, o cigarro e evite o uso de medicamentos não prescritos pelo médico.
Mantenha os níveis de pressão arterial controlados.

Procure manter um peso adequado. Ao emagrecer a glicose irá se reduzir. Se possível faça exercícios, caminhada, dança, bicicleta, lutas, etc. Procure uma atividade física que mais goste.

Faça de 5 a 6 refeições ao dia, evitando ficar muito tempo sem se alimentar. Quanto mais tempo sem se alimentar mais a glicose irá se alterar.

Evite grandes quantidades de alimentos numa só refeição. Faça refeições pequenas.

Mastigue bem devagar e faça as refeições em um ambiente calmo e tranquilo. Quanto mais mastigar mais irá ficar satisfeito e comer menos.

Troque o arroz branco pelo integral ou por batata doce ou cará ou mandioca. Evite o macarrão
No intervalo das grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) prefira fazer lanches leves com a presença de frutas.

Evite comer frutas puras, acrescente nelas sementes de chia ou linhaça ou de girassol ou de abóbora, farelo de aveia, castanhas, coco. Isso diminui o teor de açúcar da fruta.

Preferir frutas frescas (com casca ou bagaço); NÃO beba sucos de frutas. Sempre que for beber sucos prefira bater vegetais + frutas e nunca use mais de 01 fruta em cada suco. Evite grandes quantidades, tente beber somente 200mL de suco por vez.

Utilize o mínimo de açúcar para adoçar as bebidas e preparações. Evite o uso de mel, doces, leite condensado, achocolatados, xaropes, geleias, pães, bolos e biscoitos recheados ou com coberturas. O refrigerante não deve ser consumido, mesmo sendo light, diet ou zero.

Evite as frituras e as preparações ricas em gordura.

Reduza o consumo de gordura, principalmente de gordura saturada, presente em alimentos de origem animal (carne vermelha, carnes gordurosas, leites e seus derivados). Prefira comer filé de frango ou frango sem a pele; ovo cozido ou mexido no azeite extra virgem; se for consumir carnes prefira sempre aquelas com pouca gordura.

Inclua vegetais principalmente folhosos duas vezes ao dia – almoço e jantar – tempere a salada com azeite, limão, orégano, salsinha, cebolinha. Não use sal, molhos prontos, maionese temperos em pó ou tabletes.

Procure um nutricionista para adequar a sua alimentação; evite ficar diabético e depender de medicamentos ou insulina para o resto da vida.

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