Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Lago Azul: secretário estadual de Meio Ambiente não recebeu nada oficial solicitando a despoluição

lagoazul_vt2
O Lago Azul localizado no limite dos municípios de Pará de Minas e Conceição do Pará foi há algumas décadas um dos pontos turísticos mais procurados da região Centro-Oeste de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Porém, o descaso das autoridades e o esgoto despejado por municípios como Itaúna, no rio São João, contribuíram significativamente para o assoreamento do Lago Azul, que está completamente coberto por aguapés, para a tristeza dos moradores do distrito de Carioca e dos frequentadores do local.

Nos últimos anos as cobranças da população por ações efetivas das autoridades para despoluir o Lago Azul aumentaram, mas nada foi feito para que projeto fosse viabilizado.

lagoazul_vt3
No dia 11 de julho de 2014 a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitou a área onde está localizado o Lago Azul. Os deputados prometeram soluções, mas nada foi feito.

Recentemente o vereador Geovane Cardoso Correia visitou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente em busca de solução para o problema e voltou com mais um promessa. Ele informou que a secretaria solicitou cópia do relatório da Comissão de Meio Ambiente da ALMG e analisaria as causas da poluição do Lago Azul.

Geovane Cardoso Correia disse ainda que os municípios que poluem o Lago Azul deverão ser notificados para que construam Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e seria elaborado um projeto de retirada dos aguapés.

Em mais um capítulo dessa novela, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e secretário-geral do PMDB-MG, Sávio Souza Cruz, que esteve em Pará de Minas no sábado (20), afirma que não recebeu nenhum documento ou pedido oficial para agir em favor da despoluição do Lago Azul. Ele disse apenas que quando estava na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lembra-se da visita que os deputados fizeram ao local e ficou nisso:

Sávio Souza Cruz
svszcrrlg1

saviosouzazruz
Além da ação da possível ação do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz, considera que importante a participação dos municípios na resolução deste problema. Cita que a grande quantidade de aguapés no Lago Azul, denuncia que a água está poluída pelo esgoto:

Sávio Souza Cruz
svszcrrlg2

Mudando de assunto, ele falou do programa Cultivando Água Boa, lançado recentemente pelo Governo de Minas Gerais, preocupado com a escassez de água no estado. Outra medida adotada é a aumentar a captação de água no rio Paraopeba para abastecer a Região Metropolitana de Belo Horizonte:

Sávio Souza Cruz
svszcrrlg3

Ainda sobre o Lago Azul, uma das ações que podem minimizar o despejo de esgoto no local, é a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Itaúna. O prefeito Osmando Pereira anunciou a assinatura da ordem de serviço neste mês de junho para a início da obra que será executada com recursos do Ministério das Cidades e da Prefeitura de Itaúna, da ordem de R$15 milhões. A parte de alvenaria deverá ficar pronta em 6 meses, caso tudo transcorra dentro cronograma.

lagoazul_vt1
A expectativa é de que toda a ETE seja inaugurada em um prazo de quinze meses. Dessa forma o esgoto do município poluirá menos o rio São João, e consequentemente a barragem do distrito de Carioca, na zona rural de Pará de Minas.

Também é preciso que o prefeito Antônio Júlio de Faria, vereadores e o deputado estadual Inácio Franco, autor do requerimento que provocou a visita dos deputados mineiros ao Lago Azul em 2014, oficializem a Secretaria de Estado de Meio Ambiente à necessidade de despoluir o Lago Azul. O próprio titular da pasta Sávio Souza Cruz estadual espera que isso aconteça, para que ele possa agir de alguma forma. Mas até agora isso não aconteceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm