Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Inverno faz aumentar doenças respiratórias e preocupa médico

marcosevangelistadeabreu
A temperatura caiu bastante na região de Pará de Minas nas últimas semanas, em pleno Outono. O Inverno, período mais frio do ano, começou oficialmente às 13h38 (horário de Brasília) deste domingo, 21 de junho de 2015, e terminará dia 23 de setembro, quando terá início a Primavera.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Porém, muita gente enfrenta problemas respiratórios como gripes, resfriados, rinites alérgicas e outras doenças que sempre aparecem nessa época do ano. Isso ocorre devido à queda da temperatura e a baixa umidade relativa do ar.

O pediatra e pneumologista Marcos Evangelista de Abreu confirma que neste período todos correm um risco maior de contrair doenças respiratórias, por diversos fatores. Um deles é a propagação de vírus em ambientes fechados e aglomerações:

Marcos Evangelista de Abreu
mrcsevnglst1

O especialista afirma que existem várias formas de se prevenir as doenças respiratórias, como manter os locais mais arejados. Mesmo que o vento frio entre é bom manter as janelas abertas para que o ar circule. A hidratação frequente também é muito comum e a mais eficaz é a vacinação:

Marcos Evangelista de Abreu
mrcsevnglst2

Por não possuírem muitos anticorpos, as crianças têm maior chance de serem acometidas por doenças respiratórias, especialmente aquelas que mantém contato com outras
crianças em escolas e creches, onde podem ser infectadas com maior facilidade.

Os idosos também fazem parte do chamado grupo de risco devido à baixa imunidade do organismo. O médico orienta as pessoas ficarem atentas a ficarem atentas aos sintomas pois eles podem informar se o quadro é simples, o que acontece na maioria das vezes, ou algo mais grave:

Marcos Evangelista de Abreu
mrcsevnglst3

As complicações decorrentes das doenças respiratórias geralmente vêm após o período de incubação. Se a pessoa tem febre baixa, tosse, mas está bem disposta isso pode significar apenas uma simples gripe ou resfriado, mas se a febre está alta e se há indisposição pode ser sinal de complicação:

Marcos Evangelista de Abreu
mrcsevnglst4

Em caso de gripe, é muito importante que a pessoa se hidrate. Ingerir líquido pode diminuir a secreção, fazer o uso de soro fisiológico no nariz também é importante para manter as vias aéreas úmidas. Com isso o organismo responde mais rápido à gripe. Para crianças acima de um ano, o mel também pode ajudar no combate à gripe. O uso de medicamentos não é aconselhável:

Marcos Evangelista de Abreu
mrcsevnglst5

Em caso de surgimento de sintomas, a pessoa deve procurar orientação médica, pois somente um profissional qualificado pode identificar o verdadeiro quadro clínico do paciente e indicar o tratamento adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm