Prefeitura tenta mobilizar paraminenses e melhorar coleta seletiva


O serviço de coleta seletiva de lixo nunca funcionou da maneira como deveria em Pará de Minas. Constantemente a população reclama que tenta fazer sua parte para ajudar no processo, mas tudo em vão.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Argumentam que separam o lixo orgânico do reciclável, coloca em sacos separados, mas o caminhão da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pará de Minas (ASCAMP), muitas vezes não passa.

Com isso, passam outros coletores de recicláveis que rasgam os sacos plásticos, escolhem apenas o que interessa a eles, espalham o lixo nas ruas e seguem para fazer o mesmo procedimento em outros locais.

Administrações anteriores já tentaram várias ações para tentar corrigir os problemas e fazer prosperar a coleta seletiva em Pará de Minas, como ocorre no município vizinho de Itaúna que é referência neste serviço e serve de modelo para o Governo Federal indicar para outros municípios brasileiros.

Em mais um tentativa de tentar unir os elos dessa corrente, o município de Pará de Minas promoverá a Semana de Mobilização em Favor da Coleta Seletiva. O lançamento oficial será nesta segunda-feira, 22 de maio, às 8 horas, na praça Afonso Pena, em frente a prefeitura.

O trabalho será realizado de segunda a sexta-feira, entre os dias 22 e 26 de maio, das 8 às 17 horas. Os catadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pará de Minas (ASCAMP) estarão devidamente uniformizados e repassarão informações aos paraminenses sobre a coleta seletiva.

Serão distribuídos em todas as residências folhetos com orientações sobre a forma correta de separar o lixo. Também serão entregues imas de geladeira com as datas em que as coletas do material reciclável serão feitas nos bairros.

Também será destacada a necessidade da população apoiar a campanha para evitar que materiais recicláveis sejam descartados no Aterro Sanitário, localizado às margens da BR-352, sentido Pará de Minas/Pitangui.

A área recebe toneladas de lixo todos os dias e a previsão é de uma vida útil de 20 anos. Esse prazo pode ser maior se os materiais retornáveis tiverem a destinação correta de descarte.

O vice-prefeito e secretário municipal de Obras e Infraestrutura José Porfírio de Oliveira Filho, destaca a importância da coleta seletiva na preservação da natureza e na geração de emprego e renda para os trabalhadores da ASCAMP:


José Porfírio de Oliveira Filho
coletaseletivazezeporfirio

Veja abaixo a programação constando dias e bairros onde haverá a mobilização em Pará de Minas:
Segunda-feira (22): Centro
Terça-feira (23): São Pedro, União e Califórnia
Quarta-feira (24): Padre Libério
Quinta-feira (25): Santos Dumont
Sexta-feira (26): Vila Maria e Santo Antônio

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!