Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Justiça mantém prazo de dois anos para demarcação de áreas quilombolas no Pará

justica_federal_parana

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região em Brasília decidiu, por unanimidade, manter a sentença da Justiça Federal de Santarém (PA), que deu prazo de dois anos para a completa demarcação e titulação das áreas quilombolas na região do alto curso do rio Trombetas, na calha norte do estado do Pará.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Em decisão unânime, o TRF da 1ª Região ordenou à União, Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e ICMbio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] que concluam em dois anos a demarcação de todas as áreas”, informou o Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA), por meio de nota.

A sentença do juiz federal Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, publicada em fevereiro deste ano, condena a União e ambos os institutos a concluir os procedimentos de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das áreas. Na época, os três entes recorreram da decisão alegando, entre outras coisas, limitações financeiras.

De acordo com o comunicado, o procurador regional da República Felício Pontes Jr, que acompanhou o processo no tribunal, ressaltou que a titulação dessas comunidades se arrasta há 12 anos, desde 2004, sem avanço da parte das entidades responsáveis. O caso, segundo ele, trata de interesses de extrema relevância, que envolvem direito à saúde, à vida e à dignidade humana e, assim sendo, não cabe o argumento de limitação financeira.

“Com base na documentação do processo, o MPF-PA também registra que, passados mais de 25 anos da promulgação da Constituição, que estabeleceu o direito dos remanescentes de quilombos à propriedade definitiva de suas terras, apenas 139 títulos foram expedidos, dos quais somente 31 foram expedidos pelo Incra, enquanto existem hoje 1.286 processos abertos na autarquia federal”, concluiu a nota.

Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm