Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

ONG capacita profissionais da educação sobre sexualidade para adolescentes, DST e HIV/AIDS

hivpm
A capacitação “Sexualidade na Adolescência e Visão Geral Sobre DST e HIV/AIDS”será realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Associação Cidadãos Posithivos Sempre Viva (ACP Sempre Viva), nesta quarta-feira, 22 de abril e também no dia 6 de maio, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, em Pará de Minas.

O público alvo é composto por profissionais da área da educação da rede municipal de ensino, sendo que em abril serão capacitados 502 e em maio 258 pessoas. Serão abordados os seguintes assuntos; Sexualidade na Adolescência, DST e HIV/AIDS, AIDS e Perfil Epidemiológico e Acolhimento, além de debates para esclarecimento de dúvidas a respeito dos temas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Estudos de vários países tem demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

Hoje, as mulheres representam quase metade dos jovens infectados. Entre os pacientes menores de 13 anos com AIDS, a transmissão ocorre em sua maioria através da mãe, no período gestacional.

Entre as mulheres maiores de 13 anos predomina a transmissão sexual (metade dos casos), seguida do contágio por uso de drogas injetáveis. Entre os homens a transmissão por via sexual representa mais de 50% dos casos, sendo que a prática homossexual é responsável por cerca de 30% desses casos. O contágio por uso de drogas injetáveis representa 20% das infecções entre os homens.

Conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nos últimos seis anos, a taxa de contaminação aumentou cerca de 68% entre os jovens de 16 a 24 anos no Brasil. Estimativas feitas pelo Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais indicam que a existência de 720 mil brasileiros infectados pelo vírus HIV/Aids no País.

O objetivo é capacitar os profissionais da área da educação, sobretudo os educadores, para que possam a partir de informações corretas e atualizadas orientar os jovens sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e tirar dúvidas relacionadas à sexualidade.

Projeto Município Posithivo – Pará de Minas

“Com essa ação buscamos criar um espaço de orientação e informação que possibilitem a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), do HIV, da AIDS, além da gravidez na adolescência.

Abordamos também a responsabilidade que o adolescente e o jovem precisam ter sobre sua sexualidade e o seu corpo. Outros pontos que discutimos são o uso e abuso de drogas, relacionamentos e namoro, contraceptivos e o uso de preservativos”, explica Carina Araújo Souza,

Coordenadora do Projeto Município Posithivo Pará de Minas e uma das palestrantes do evento, que contará com a presença de um seleto grupo de palestrantes, entre eles ativistas e profissionais da área de saúde, alguns deles com mais de 20 anos dedicados ao enfrentamento da epidemia de aids, como a ativista em HIV/AIDS desde 1994, articuladora e empreendedora social, fundadora e presidente da Associação Cidadãos Posithivos Sempre Viva, Rosemary Campos.

Teremos a valorização da “prata da casa”, palestras realizadas por profissionais da saúde de Pará de Minas, como a psicóloga Marina Saraiva, a enfermeira Maria Flávia Nunes Pereira, integrantes do Projeto Município Posithivo, que foram capacitadas como multiplicadores de conhecimento.

Essa é mais uma importante ação do Projeto Município Posithivo na cidade que já vem realizando ações e atividades junto às escolas desde setembro de 2014. Com informações são da Associação Cidadãos Posithivos Sempre Viva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm