Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Meio século da homenagem a Tiradentes

tiradentes
Há cinquenta anos, tornou-se lei federal a proposta do deputado mineiro Último de Carvalho (1889-1980), pela qual Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi declarado Patrono Cívico da Nação Brasileira. Uma das lideranças mais reconhecidas do antigo Partido Social Democrático (PDS) mineiro, Último de Carvalho apresentou o projeto em 1963, mas a aprovação pela Câmara só ocorreu em 1965. Em 9 de dezembro do mesmo ano, o marechal Humberto Castelo Branco, presidente da República, sancionou a lei nº 4.897.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em encontro na Secretaria de Estado da Cultura, o secretário Angelo Oswaldo congratulou-se com Sílvio de Carvalho Grossi, neto do parlamentar, destacando a importância histórica da iniciativa, sobretudo pelo fato de o regime de exceção ter sido levado a proclamar o herói da liberdade como patrono da nação brasileira. Ambos recordaram a inteligência política de Último de Carvalho e casos pelos quais ele é uma das figuras mais citadas da crônica política de Minas Gerais.

“A ação de vanguarda do meu avô, o deputado Último de Carvalho, em homenagem a esse que foi um dos grandes patriotas mineiros, em um período revolucionário como a década de 60, foi de suma importância e merece reverência. Esta data jamais poderá ser esquecida por um Estado que valoriza a liberdade, pela qual Tiradentes lutou”, considerou Sílvio Grossi.

O título de Patrono Cívico da Nação reconhece em Tiradentes o líder do primeiro movimento pela liberdade e independência do Brasil, consagrando o sentimento popular que desde sempre cercou de respeito à legenda do herói mineiro. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm