Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Minas Gerais e Portugal fortalecem parceria no turismo religioso

serra_da_piedade

Minas Gerais e Portugal deram mais um passo para fortalecer projetos relacionados ao turismo religioso, que movimenta milhões de pessoas em todo o mundo. O governo mineiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participou, de 10 a 12 de novembro, do VI Congresso Internacional das Cidade-Santuário, em Fátima, Portugal. Minas Gerais e o país europeu estão desenvolvendo uma rota turística ligando Fátima (Portugal) ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), Estrada Real e à cidade de Aparecida, em São Paulo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Com o tema central “Novos caminhos na valorização da peregrinação e do turismo religioso: cooperação, gestão e inovação”, o evento proporcionou um extenso intercâmbio de informações entre os 16 países participantes. Para o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, presente no encontro, a iniciativa foi uma importante ferramenta para movimentar o setor. “Por meio deste congresso, Minas Gerais foi mais uma vez apresentada ao mundo, agora como destino turístico religioso”, revela.

O governo mineiro tem investido progressivamente no aumento do fluxo de turismo religioso. Para isso, são necessárias novas formas de gestão, de cooperação e de constante procura dos modos mais criativos para manter e incrementar as atividades econômicas ligadas a este segmento. “Estamos em constante aprendizado em relação ao desenvolvimento do turismo religioso no mundo. Além da busca espiritual e da prática religiosa, fica notório a grande possibilidade de gerar emprego e renda e, consequentemente, contribuir positivamente com a qualidade de vida de todos os envolvidos”, diz Faria.

O santuário de Fátima recebe anualmente cerca de 7 milhões de turistas. Já o santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP) recebeu, em 2015, cerca de 15 milhões de visitantes. Por sua vez, o santuário de Nossa Senhora da Piedade recebe cerca 320 mil turistas por ano. Em 2017, Piedade completará 250 anos de peregrinação – e, Aparecida, 300 anos, marcados pela aparição de Nossa Senhora Aparecida na cidade.

Portugal o terceiro maior emissor de turistas para Minas Gerais e um dos mercados prioritários em atração de turistas internacionais. O país europeu reforçou, no encontro, o propósito de fortalecer os laços turísticos com Minas Gerais. “Portugal reforçou o interesse em contribuir e investir na proposta que pretende integrar o Santuário de Fátima, em Ourém, ao Caminho Religioso Estrada Real (CRER), que já abraça 33 municípios mineiros e seis do estado paulista”, destacou o secretário.

Em julho, o acordo de cooperação técnica neste sentido foi assinado entre a Setur-MG, o Centro Nacional de Cultura e a Câmara Municipal de Ourém, dando início à elaboração de um plano de execução para interligar os polos religiosos. O projeto conta também com a participação e parceria da Arquidiocese de Belo Horizonte, que foi representada pelo padre Fernando César.

O projeto ainda está em fase de formatação e terá como elemento promocional um passaporte que será carimbado em cada uma das etapas, com destaque para Fátima, para o santuário de Nossa Senhora da Piedade (MG) e de Nossa Senhora da Aparecida (SP). “Assim nós fortalecemos o turismo religioso em nosso Estado. Divulgar Minas Gerais é a melhor forma de convidá-los a conhecer de perto o que temos de melhor”, finaliza Ricardo Faria. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm