3ª Jornada de Leitura Inclusiva terá publicações em braille disponíveis para leitores


Em continuidade a programação das comemorações alusivas aos 158 anos de emancipação político-administrativa de Pará de Minas, mais um evento importante será promovido pela prefeitura.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, promoverá a 3ª Jornada de Leitura Inclusiva. O evento abordará o tema: “Leitura, fator relevante na inclusão das pessoas com deficiência”.


O palco será no plenário da Câmara Municipal, das 9h30 às 16 horas. Na oportunidade serão apresentadas as publicações que atendem as necessidades das pessoas com deficiência visual.

Todos os participantes receberão certificados de participação. Uma grande oportunidade para os estudantes aprenderem mais a respeito da inclusão social e obter pontos junto às escolas e faculdades.

De acordo com Fernanda Samla Souza Costa, gerente da Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado, o objetivo é divulgar os serviços disponibilizados para os cegos da região:


Fernanda Samla Souza Costa
leiturafernandasamla

Maria Mônica Perpétua Rodrigues, responsável pelo setor de Braille, explica que a Biblioteca de Pará de Minas conta com um excelente acervo para os deficientes visuais. Também existem projetos futuros para atender o público:


Maria Mônica Perpétua Rodrigues

leituramariamonica

A 3ª Jornada de Leitura Inclusiva é aberta ao público. Toda a população de Pará de Minas e região está convidada a participar, especialmente as pessoas com deficiência visual e seus familiares, educadores e estudantes.

Veja abaixo a programação da 3ª Jornada de Leitura Inclusiva promovida pela Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado.

Programação:
9h30: Abertura

10h: Palestra Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a equipe da Sala Recursos de Pará de Minas

11h: Relato de experiência A importância da leitura com o braille na vida de um deficiente visual – Igor da Rocha Nunes, estudante de Direito da Fapam

13h30: Palestra Mãos ledoras, com Alex Aparecido de Abreu Rodrigues – Vice-presidente da Associação dos Surdos de Pará de Minas (ASPAM) e professor de Libras e com Gilson Meneses, intérprete de Libras

14h: Relato de experiência O poder transformador da leitura, com Emília Cristina Silva Almeida – estudante de Direito da FAPAM

14h30: Palestra A arte de escrever poesia, com Elaine Amaral Silva Maia – professora da APAE

15h: Palestra A atuação do deficiente em espaços de cultura, com Maria Mônica Perpétua Rodrigues, funcionária do setor Braille da Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado

15h30: Apresentação da peça Cenas Curtas de teatro mudo, de Charles Chaplin, com a participação de Rodrigo Capanema, Paulo Ricardo, Ângela Luíza, Vanderson Lino, alunos do EJA, e da professora Jaqueline Rosângela

16h: Encerramento

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!