Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Você sabe o que é alienação parental? Advogada explica e cita punições previstas em lei

Reprodução/Conselho Nacional do Ministério Público

O número de separação de casais em todo o país cresce a cada ano, principalmente após a implantação de mudanças na lei que facilitam os processos em que existe um acordo entre as partes.

Nos casos de litígio a disputa por bens e a guarda de filhos geram desgastes emocional e financeiro. O Poder Judiciário vem adotando algumas medidas para dar mais celeridade às causas.

Um problema que sempre ocorre durante os divórcios é chamado de alienação parental. Este tipo de situação é passível de punição com base na lei e em jurisprudências aplicadas por juízes e desembargadores.

A advogada Janine Batista Lemos, especialista em Direito de Família, explica que a alienação parental ocorre quando um dos pais ou a família passa a denegrir a imagem de um genitor para os filhos. Isso ocorre geralmente quando acontece um processo de separação de casais:


Janine Batista Lemos
alienacaoparentaljaninelemos1

Existem três diferentes tipos de alienação parental: antes de um divórcio, por ocasião da separação e quando a família passa a exercer a função de alienador por não aceitar a mudança de situação:

Janine Batista Lemos
alienacaoparentaljaninelemos2

A criança influenciada pelo alienador passa a ter comportamentos nocivos no relacionamento com um dos pais. O menor não sabe o que está realmente fazendo e por isso acredita que está adotando a postura correta:

Janine Batista Lemos
alienacaoparentaljaninelemos3

A alienação parental é considerada um crime psicológico com consequências irreversíveis em muitos casos. Algumas penalidades podem ser aplicadas ao alienador e o maior desafio é identificar a conduta inadequada:

Janine Batista Lemos
alienacaoparentaljaninelemos4

Pressões psicológicas em crianças podem provocar stress, crises de ansiedade, depressão, baixa autoestima, insegurança, entre outros problemas emocionais. Apesar de existir tratamento, os sintomas podem acompanhar a pessoa por toda a vida.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm