Caso de Febre Maculosa é registrado na área urbana de Pará de Minas


A Febre Maculosa (FM) é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de mortalidade.

Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, no Brasil duas espécies estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa. Rickettsia rickettsii e Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica.

Os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório e transmitir a patologia.

Ratos, capivaras, cavalos e algumas aves podem ser hospedeiros dos carrapatos infectados. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça e nas articulações, hemorragias e lesão no local onde o carrapato ficou aderido.

O período de incubação da doença é de 2 a 14 dias e o tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença. O registro do caso da doença foi confirmado por Maria de Lourdes Liguori, referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde:


Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori1

O caso foi constatado por exames realizados no laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNEDI), em Belo Horizonte. O paciente mora no bairro Cores de Minas e provavelmente teve contato com animais. Técnicos também coletaram carrapatos para análise:

Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori2

Existe um protocolo para tratamento dos casos de febre maculosa. Por isso é importante procurar uma unidade de saúde em caso de suspeita da patologia bem antes dos resultados laboratoriais.O o tratamento é feito com antibiótico:

Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori3

Não existe motivo para a população ficar alarmada com o caso confirmado da doença no município. Vale lembrar que não são todos os carrapatos que estarão contaminados com a bactéria:

Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori4

Em Pará de Minas este é o primeiro caso registrado nos últimos 10 anos. Porém, no ano de 1994 foram registradas mortes causadas por pessoas infectadas pela febre maculosa:

Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori5

Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Nos casos de contato com áreas com presença desses animais, recomenda-se o uso de mangas longas, botas e calça comprida com a parte inferior colocada para dentro das meias. Dar preferência para roupas de cor clara ajuda na visualização.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!