Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Caso de Febre Maculosa é registrado na área urbana de Pará de Minas


A Febre Maculosa (FM) é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de mortalidade.

Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, no Brasil duas espécies estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa. Rickettsia rickettsii e Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica.

Os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório e transmitir a patologia.

Ratos, capivaras, cavalos e algumas aves podem ser hospedeiros dos carrapatos infectados. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça e nas articulações, hemorragias e lesão no local onde o carrapato ficou aderido.

O período de incubação da doença é de 2 a 14 dias e o tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença. O registro do caso da doença foi confirmado por Maria de Lourdes Liguori, referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde:


Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori1

O caso foi constatado por exames realizados no laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNEDI), em Belo Horizonte. O paciente mora no bairro Cores de Minas e provavelmente teve contato com animais. Técnicos também coletaram carrapatos para análise:

Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori2

Existe um protocolo para tratamento dos casos de febre maculosa. Por isso é importante procurar uma unidade de saúde em caso de suspeita da patologia bem antes dos resultados laboratoriais.O o tratamento é feito com antibiótico:

Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori3

Não existe motivo para a população ficar alarmada com o caso confirmado da doença no município. Vale lembrar que não são todos os carrapatos que estarão contaminados com a bactéria:

Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori4

Em Pará de Minas este é o primeiro caso registrado nos últimos 10 anos. Porém, no ano de 1994 foram registradas mortes causadas por pessoas infectadas pela febre maculosa:

Maria de Lourdes Liguori
febremaculosamariadelourdesliguori5

Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Nos casos de contato com áreas com presença desses animais, recomenda-se o uso de mangas longas, botas e calça comprida com a parte inferior colocada para dentro das meias. Dar preferência para roupas de cor clara ajuda na visualização.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm