Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Defensoria Pública promove mutirão para retificação de nome de transexuais e travestis

Divulgação/Movimento LGBT

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizará, no próximo dia 26 de julho, um mutirão para a retificação de nomes para pessoas transexuais e travestis. As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira (21/7). Veja mais informações no quadro abaixo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Esta é mais uma iniciativa do Governo de Minas Gerais para garantir a cidadania a todos, uma política consolidada com a criação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) na atual gestão.

“O reconhecimento do nome é até mais importante do que a cirurgia de redesignação sexual, pois o nome é um reconhecimento público”, afirma a transexual Gisella Lima, 35 anos.

Ela teve seu nome alterado, em 2014, a partir das orientações realizadas pela Defensoria Pública, e há três anos sente em sua vida diária os benefícios conquistados. “Há informações muito vagas na sociedade e fui atrás por não me sentir inclusa, só me remetia a coisas socialmente e pessoalmente ruins, foi nesta época que descobri e consegui essa ação”, conta Gisella.

A iniciativa, de acordo com o defensor público Vladimir Rodrigues, em atuação na Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos (DPDH), “tem por objetivo realizar atendimento jurídico para acolhimento e propositura de ação judicial de retificação de nome para a população travesti e transexual, atuar na educação em direitos; e reposicionar e consolidar a Defensoria Pública no acesso à justiça social para relevante parcela da população”.

A retificação consiste em trocar o nome e o sexo de documentos oficiais, registrados de acordo com o gênero definido biologicamente, pelo novo nome e gênero escolhidos. A ação é uma iniciativa da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais.

“Essa ação serve, sobretudo, para a pessoa refletir sobre sua própria identidade. O nome é um direito fundamental. É o nosso cartão de visita. Assim, ter um nome de registro que não representa a identidade de gênero causa muito sofrimento, principalmente em uma sociedade extremamente preconceituosa e violenta como a brasileira. A falta de adequação do nome ao gênero impede acesso a direitos básicos, como saúde, educação e trabalho”. Vladmir Rodrigues, defensor público da Defensoria Especializada em Direitos Humanos.

A retificação de nome e gênero contribui para a construção da cidadania de travestis, mulheres e homens transexuais, de acordo com o coordenador especial de Políticas de Diversidade Sexual da Sedpac, Douglas Miranda, que destaca as ações do Governo de Minas Gerais no sentido do atendimento à população LGBT.

“O nome social desta população é o primeiro contato na sociedade e a atenção a este direito é uma conquista ímpar. Desta maneira, o governador Fernando Pimentel, em 27 de janeiro de 2017, assinou o Decreto de Nome Social na administração pública estadual, mostrando a importância do poder público em combater a discriminação e o preconceito. Desta maneira, a Defensoria Pública, em Belo Horizonte, realiza este importante mutirão”, destaca Miranda.

A importância do mutirão, segundo Gisella, é enorme, pois “a troca do nome facilita muito para esse público conseguir emprego formal, atendimento médico sem constrangimentos de gênero e a inclusão no mercado de trabalho”, pontua.

“O nome social é um resgate de cidadania, pois ele se aplica no trabalho, no lazer, na saúde, na educação e em todos os locais em que se circula publicamente. Ser afirmada socialmente te devolve a segurança a autoestima, uma conquista que vem orgulhar e alegrar a mim e eu meus pares”.

Gisella Lima, transexual que teve seu nome modificado a partir das orientações da DPMG

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública
Telefone (31) 3526-0510

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm