Força-tarefa do IMA já fiscalizou normas de biossegurança em 68% das granjas de Pará de Minas


No início do mês de junho o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promoveu uma força-tarefa para fiscalizar as granjas na região de Pará de Minas. A equipe contou com a participação de 20 médicos-veterinários. O trabalho de fiscalização foi intenso.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A meta é verificar em cada estabelecimento o cumprimento das normas de biossegurança exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde o ano de 2007.

A preocupação é especialmente em relação ao vírus influenza, o causador da gripe aviária. Focos da doença já foram registrados em granjas no Chile e nos Estados Unidos e as aves migratórias podem transportar o vírus para outros países.

De acordo com a Instrução Normativa 08/2017, publicada pelo MAPA, ordena que todas as granjas tem até fevereiro de 2018 para se adequarem as medidas de biosseguridade. Caso contrário elas não poderão mais alojar as aves.

Nesta terça-feira, 20 de junho, a fiscalização continuou nas propriedades da região. Gustavo Ribeiro Fonseca, fiscal agropecuário do IMA, informa que 68% das granjas foram visitadas e o restante também será vistoriado:


Gustavo Ribeiro Fonseca
fiscalizacaogranjasgustavoribeiro1

Ele informa que no dia 30 de junho será realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, uma reunião com o diretor Geral do IMA, Marcílio de Sousa Guimarães, quando serão apresentadas todas as informações da fiscalização:

Gustavo Ribeiro Fonseca
fiscalizacaogranjasgustavoribeiro2

A gripe aviária é causada pelo vírus influenza H5N1. Ele é da mesma família do vírus causador da gripe comum, porém existem 15 subtipos que infectam as aves e são responsáveis por grandes epidemias e pandemias.

Este vírus pode ser disseminado durante a fase migratória de algumas aves. O H5N1 representa risco a saúde humana, em especial para trabalhadores de granjas e abatedouros de aves.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!