Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Minha glicose em jejum está alta – o que devo fazer?

diabetes

Por Fernanda Medina

A glicose é o principal combustível para nosso corpo funcionar de maneira correta. Porém, em níveis elevados ela prejudica o funcionamento do organismo e pode evoluir para o diabetes, que consiste em uma dificuldade em levar a glicose do sangue para dentro da célula e assim fazer o seu papel corretamente. Os sintomas podem incluir fome excessiva, sede excessiva, tonteiras, cansaço, fraqueza e perda ou ganho de peso.

Assim que for descoberta alterações nos níveis de glicose devem ser feitas mudanças afim de corrigir esses valores e prevenir complicações e também a evolução para o diabetes.

A primeira orientação em relação à alimentação é realizar as refeições a cada duas ou três horas e não ficar longos períodos sem se alimentar.

Evitar o consumo de grandes quantidades de alimentos em cada refeição.

A mastigação deve ser bem lenta e o ambiente em que está comendo deve ser calmo e tranquilo evitando sempre comer assistindo televisão ou falando ao celular.

O tipo de açúcar ou adoçante a ser utilizado dependerá de cada indivíduo. Caso ainda não seja diagnosticado como diabético o uso de adoçantes é desaconselhável. Uma das opções de açúcar é o açúcar orgânico ou demerara. Que deverá ser utilizado com cautela pois apresenta o mesmo valor calórico do açúcar comum, porém possui vitaminas, minerais e fibras que não são perdidas no processo de refinamento que acontece com açúcar cristal ou refinado!

Alguns alimentos deverão ser evitados como doces, chocolates, pães, bolos e biscoitos, geleias, alimentos diet ou light.

Os alimentos integrais devem priorizados: pães integrais, torradas integrais, aveia, granola, farelos.

As frutas poderão ser consumidas de preferência com casca e bagaço evitando o consumo de grandes quantidades de frutas em uma só refeição, pois a fruta também apresenta seu açúcar natural.

Os vegetais devem ser consumidos diariamente preferencialmente crus e ou cozidos no vapor ou com o mínimo de água.

O consumo de alimentos gordurosos também deve ser reduzido!

Além de todas as mudanças na alimentação é necessário a prática de uma atividade física bem orientada e sempre procurar atendimento de um médico e/ou nutricionista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm