Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Biblioteca Pública ganha novo nome para reforçar suas raízes mineiras

Divulgação/SEC

A Biblioteca Pública de um país, de um estado ou de uma cidade é também a memória viva do local em que está inserida. Para reforçar essa identidade mineira, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa passa a se chamar Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A mudança de denominação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 4 de maio.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A alteração remonta ao nome de batismo quando da inauguração da Biblioteca, realizada em 1954 pelo então governador Juscelino Kubitscheck.

Com um acervo com mais de 570 mil exemplares, a Biblioteca, parte integrante do Circuito Liberdade, é destaque também pela quantidade de visitantes que recebe – cerca de 300 mil ao longo do ano, e configura-se como um dos principais espaços culturais não somente de Belo Horizonte, como também de Minas Gerais.

A importância do espaço é reiterada pelo secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo. “Esta denominação, felizmente restabelecida, singulariza a casa mater das bibliotecas mineiras, a exemplaridade da instituição e a referência cultural que honra o nosso estado”. A edificação que abriga a Biblioteca, no entanto, segue com o nome Luiz de Bessa, conforme explica o secretário. “A homenagem devida ao professor Luiz de Bessa grava-se no edifício projetado por Oscar Niemeyer, na praça da Liberdade, tal como o nome do professor Francisco Iglésias distingue o prédio do Anexo, na rua da Bahia”.

Reafirmar o valor inestimável do acervo da casa, especialmente aquele composto por obras que tratam dos modos, costumes, histórias, literatura e toda a bibliografia relativa a Minas Gerais, é um objetivo igualmente reforçado por Lucas Guimaraens, superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário. “Essa mudança tem caráter conceitual e busca evidenciar a importância da coleção Mineiriana para a construção da identidade mineira”, afirma.

Mais de 60 anos de história
A Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais foi criada em 1954, pelo então governador Juscelino Kubitscheck. O projeto arquitetônico foi confiado a Oscar Niemeyer, e a nova biblioteca nasceu com a missão de empreender uma variedade de ações culturais, atreladas à leitura. Em 1961 a Biblioteca passou a ocupar o prédio atual, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, sendo batizada em homenagem ao professor Luiz de Bessa. Desde então, são mais de seis décadas reunindo e organizando acervos bibliográficos e audiovisuais para serem colocados a serviço da comunidade; incentivando o uso do livro como fonte básica de informação e lazer; preservando e divulgando a bibliografia relativa a Minas Gerais.

Em 2000 a Biblioteca expandiu sua área e também seus serviços, transferindo para o prédio Anexo Professor Francisco Iglésias o setor de Empréstimo Domiciliar e o setor de Referência e Estudos. Em 2014, a Biblioteca foi uma das dez bibliotecas brasileiras selecionadas pelo Edital de Acessibilidade da Fundação Biblioteca Nacional. Através do edital, a instituição está recebendo capacitação para se tornar referência em acessibilidade em Bibliotecas Públicas.

Hoje, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais abriga um acervo de mais de 570 mil exemplares, conta com mais de 100 mil associados, e recebe cerca de 300 mil pessoas a cada ano.

Serviço:

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

– Anexo Professor Francisco Iglésias | Rua da Bahia, 1.889 – Belo Horizonte

Empréstimo Domiciliar, Referência e Estudos e Passarela Cultural:
(incluindo sala de Internet e sala de estudos)
segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
sábado, das 8h às 12h (Clique aqui para verificar o funcionamento nos sábados do mês de maio)

– Prédio-sede | Praça da Liberdade, 21 – Belo Horizonte

Infanto-juvenil, Braille, Periódicos e Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães:
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
sábado, das 8h às 12h (Clique aqui para verificar o funcionamento nos sábados do mês de maio)

Coleções Especiais, Hemeroteca Histórica e Periódicos:
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Recebimento de doações:
segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (faça contato previamente no 3269 1224 ou selecao.sub@cultura.mg.gov.br)

Site:
www.bibliotecapublica.mg.gov.br

Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm