Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

1º Festival da Palavra de Itaguara começa nesta sexta com muitas atrações gratuitas

Prefeitura de Itaguara/Divulgação

O município de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será sede, a partir desta sexta-feira, 20 de abril até 6 de maio, do 1º Festival da Palavra. O evento contará com atividades voltadas para os estudantes das escolas municipais e também para a população em geral. O Festival tem como objetivos despertar a atenção da população sobre a importância das palavras e das formas de comunicação na construção de relações harmônicas, respeitosas e verdadeiras; e inserir a cidade de Itaguara no circuito cultural do país, atraindo escritores, poetas, músicos, compositores, além de outros públicos formadores de opinião.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Atrações
O evento contará com as presenças ilustres do professor Pasquale Cipro Neto, convidado de honra e patrono; do escritor gaúcho Fabrício Carpinejar; e dos cantores e compositores Celso Adolfo e Rubinho do Vale.

Durante o período de realização do Festival, estudantes e moradores da cidade receberão formulários onde poderão registrar suas palavras preferidas e descrever o sentimento para cada uma delas. As palavras citadas serão apresentadas em uma exposição no Ginásio Poliesportivo Municipal. Os autores mais criativos e originais receberão premiação e certificado.

A população também poderá participar por meio do “Caça-Palavra”, uma divertida brincadeira que consiste em encontrar palavras do léxico de Guimarães Rosa escondidas no cenário de Itaguara, por meio do uso de um binóculo, a partir de um mirante, no caso, as instalações do SAAE, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município. O participante terá um minuto para encontrar uma palavra e, aqueles que conseguirem encontrar, terão direito a um livro como prêmio. E quem encontrar a palavra “SIM”, ganhará, além do livro, um valor em dinheiro.

Segundo o jornalista itaguarense Dino Sávio, idealizador do Festival, a brincadeira foi inspirada no primeiro encontro entre John Lennon e Yoko Ono, na Indica Gallery, em Londres, em 1966. Yoko, uma artista de vanguarda, estava expondo seus trabalhos e chamou a atenção do Beatle que passava pela rua. Ele entrou e no meio da sala havia uma escada de pintor que levava a uma caixa colada no teto. Curioso, subiu na escada e percebeu que ela tinha um buraco. Não resistiu à tentação e olhou o que tinha dentro. No fundo da caixa apareceu a palavra YES!

Para Dino Sávio, a palavra SIM é cheia de significados positivos. O “sim” – diz ele -, “é a porta que se abre para a realização dos sonhos, da felicidade. Por isso, quem a encontrar a palavra, vai se sentir muito feliz!”.

O Festival da Palavra é uma realização da Partners Comunicação Integrada e conta com o apoio da Prefeitura de Itaguara. Toda a programação do evento é gratuita.

A Itaguara de Guimarães Rosa – O município tem uma forte relação com as palavras e com a literatura nacional. “Mas, meu Deus, como isto é bonito! Que lugar bonito para gente deitar no chão e se acabar!…” Com essa frase o célebre escritor João Guimarães Rosa definiu Itaguara, lugar que ele escolheu para morar de 1930 a 1932, logo após formar-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. A vocação para médico, no entanto, não foi mais forte do que o amor pelas palavras, pela literatura, e ele acabou tomado pela paixão da escrita.

Itaguara também é berço de outros escritores como Vilma Guimarães Rosa e a poetisa Neusa Sorrenti, autora de mais de 20 títulos de literatura infantil e juvenil, entre eles o premiado “O encantador de pirilampos”.

Ensino de qualidade
O município também se destaca pela qualidade na prestação de serviços de educação. Pesquisa do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado em 2016, mostra que Itaguara figura entre as 200 melhores cidades do país em qualidade de ensino, estando à frente de tradicionais municípios brasileiros como Franca (SP) e Jaguariúna (SP), por exemplo. Importante lembrar que o Brasil possui mais de 5.500 municípios e Itaguara está entre os 5% melhores em educação.

Serviço:
Festival da Palavra de Itaguara
Data: entre os dias 20 de abril e 06 de maio
Programação:
20/04 – 18h – Fabricio Carpinejar – poeta, cronista e jornalista brasileiro.
28/04 – 08h – Rubinho do Vale – violeiro, cantor e compositor.
05/05 – Pasquale Cipro Neto – professor de língua portuguesa, idealizador do programa da TV Cultura Nossa Língua Portuguesa e foi colunista do jornal Folha de São Paulo.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm