Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Encontro no Sul de Minas aborda cultivo e produção de frutas cítricas

citricos
A citricultura será tema de um Encontro Técnico que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promoverá no dia 29 de abril, na cidade de Campanha, no Sul de Minas. O evento, gratuito, será realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal.

Nesta segunda edição do encontro, serão abordados temas como poda, nutrição, irrigação e manejo de doenças. A comercialização e a valoração das frutas críticas serão temas da palestra do representante da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Gabriel Bitencourt de Almeida. O manejo de doenças como o ‘Greening – HBL’ e a ‘Mancha marrom de alternária’ será apresentado por pesquisadores da Embrapa (apoiadora do evento), do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e do Centro de Citricultura.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Durante o evento, será apresentada a edição 281 da revista Informe Agropecuário da Epamig sobre citricultura, que traz informações e tecnologias que visam a produção com qualidade, por meio do controle de pragas e doenças, melhoramento genético e uso de cultivares copa e porta-enxertos.

Citricultura

A citricultura ocupa uma posição de destaque na fruticultura brasileira, uma vez que o país é o maior produtor mundial de laranja, segundo maior de tangerina e terceiro de lima ácida Tahiti; sendo responsável pela produção de mais da metade do suco de laranja consumido no mundo. Minas Gerais é o quarto maior produtor de cítricos no Brasil, com destaque para laranja, limão e tangerina.

De acordo com a pesquisadora Ester Ferreira, da Epamig Sul de Minas, a atividade é comum a todas as regiões do Estado, inclusive em pequenas propriedades e em pomares caseiros. “Se traçarmos um perfil da citricultura comercial em Minas Gerais podemos dizer que a produção de laranjas do Triângulo Mineiro é voltada para o atendimento de indústrias de sucos do estado de São Paulo; o Sul de Minas e a região Central se destacam na produção de tangerina para mercado in natura e a região Norte, principalmente, o Perímetro Irrigado do Jaíba, vem se destacando na produção de Tahiti para a exportação”.

Sobre o município de Campanha, Ester informa que a produção anual é de 1,5 milhões de toneladas de tangerina Ponkan, provenientes de aproximadamente 1.000 hectares plantados. O 2º Encontro Técnico da Citricultura será realizado no Centro Cultural de Campanha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento a partir de 8h. Mais informações Epamig Sul de Minas (35) 3829-1190 e Sindicato Rural de Campanha (35) 3261-1108. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm