ASCIPAM inaugura PACE com promessa de dar celeridade à solução de conflitos entre credores e devedores


A nova unidade do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE) foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 20 de março. A solenidade contou com a presença de empresários, advogados, representantes de entidades e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O PACE será mais um setor da ASCIPAM em que todos os associados terão um local para negociar com o cliente devedor. O processo não vai gerar nenhum custo para as partes.


Funcionários foram treinados pelo TJMG para atuarem como mediadores da conciliação. Após o acordo será lavrada uma ata com a assinatura de todos os participantes. O documento será encaminhado para a Justiça.

O juiz receberá a ata e fará a homologação. O objetivo da proposta é desafogar o Poder Judiciário com processos simples que poderiam ser resolvidos com acordos formais em um prazo muito menor.


Zulma Edméia Osório e Goes, juíza titula da 1ª Vara da Comarca de Pará de Minas, representou a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUSC) na inauguração do PACE.

Ela destaca a celeridade que haverá nos processos envolvendo pequenos conflitos gerados pelas relações de consumo. O TJMG está dando todo o suporte para que os acordos firmados sejam validados e cumpridos:


Zulma Edméia Osório e Goes
inauguracaopacezulmaedmeiagoes

Para José Misael de Almeida, presidente da ASCIPAM, o objetivo é auxiliar todos os empresários associados com um serviço que acelere a solução de problemas de cobranças de dívidas e por meio de um acordo com o devedor:


José Misael de Almeida
inauguracaopacejosemisael

Carlos Alberto Moreira Alves, diretor jurídico da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (FEDERAMINAS), diz que o órgão tem atingido excelentes resultados nos municípios onde foi instalado:


Carlos Alberto Moreira Alves
inauguracaopacecarlosalbertomoreira


O levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano de 2016, o período médio de tramitação de um processo no Poder Judiciário chega 52 meses. A conciliação por meio do PACE possibilita a solução em torno de um mês quando existe um acordo bem feito entre as partes.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!