Dezembro Laranja alerta população para os riscos do câncer de pele


A campanha do Dezembro Laranja é uma iniciativa do Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pois a maioria dos casos pode ser evitada com medidas simples de proteção.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Algumas formas de se proteger do sol são: usar filtro, chapéu, boné e cuidar com o excesso de exposição ao sol e aos horários certos para isso. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que os brasileiros não se protegem adequadamente, contribuindo para a grande incidência da doença.

A maioria dos casos, 5.890 é do tipo mais agressivo do câncer – o melanoma. A radiação solar é cumulativa ao longo da vida e os primeiros 20 anos são responsáveis por 80% da radiação que o indivíduo recebe na vida.

De acordo com o médico dermatologista Mário Lessa, a campanha é uma forma de alertar a população para o câncer de pele, pois a doença não causa dor. Por isso é importante consultar um profissional para fazer uma avaliação:


Mário Lessa
dezembrolaranjamariolessa1

O especialista explica que as pessoas com pele mais clara tem uma tendência maior a ter câncer. Por isso é importante avaliar quais os filtros solares mais adequados para cada indivíduo:

Mário Lessa
dezembrolaranjamariolessa2

Estão entre os hábitos simples para cuidar da pele: Usar protetor solar todos os dias, em todas as áreas expostas do corpo; Evitar exposição ao sol no horário de pico, entre 10 e 16 horas, e usar boné e chapéu de aba larga para proteger o rosto.

Também é importante observar o aparecimento de feridas que não cicatrizam, manchas escuras ou nódulos na pele, ou alterações em pintas (aumento, modificação da cor, coceira ou sangramento).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!