Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Dicas de Acampamento

natmoverPor sugestão de um amigo que nos acompanha por uma das redes sociais das quais participamos, resolvemos aproveitar esse espaço hoje para falarmos sobre a arte de acampar, e consequentemente, apresentar alguns lugares que os adeptos do gênero gostam de aproveitar nas nossas Minas Gerais.

Acampar é uma oportunidade para fugir da correria das grandes cidades, da rotina, e da pressa que teimamos cultivar, mesmo sabendo que faz mal ao nosso organismo, que precisa de um tempo para refazer as energias.

Quem acampa tem a oportunidade de dormir sob um teto natural de estrelas, e ao som de uma natureza que desafia e aguça nossos sentidos.

Segundo os amantes do “camping”, há vários lugares em Minas Gerais que são próprios para isso, e um deles nos chamou a atenção, porque já estivemos por lá, não para acampar, mas sim para gravar CAMINHOS – a região de Monte Verde.

Pra você se situar, localizada no Sul de Minas, Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira, a 1.600 metros de altitude, e a 500 quilômetros de Belo Horizonte, e lembra muito as cidades européias, oferecendo diversas opões para caminhadas em meio à natureza.

Com clima seco e ameno, mas que chega a apresentar temperaturas negativas no inverno, a região é uma opção interessante para quem quer se aventurar no “camping”.
Outro roteiro tradicional dos mochileiros de plantão, especialmente, segundo ficamos sabendo, daqueles que moram na região de Juiz de Fora, é Ibitipoca.

Trata-se de um bem cuidado Parque Estadual, que reúne, em uma caminhada, cerca de 18 quilômetros de variedade impressionante de grutas, canyons, cachoeiras e lagoas.
Sendo também uma extensão da Serra da Mantiqueira, Ibitipoca protege mais de 20 cavernas, além de espécies vegetais e animais raras.

Em três dias de trilhas, é possível conhecer tudo isso. Quem vai, comenta que o pôr-do-sol tem a maior variedade de tons vermelhos e azuis de toda a região, especialmente em dias mais frios, quando quase não se forma névoa no céu.

A infra-estrutura da Vila de Conceição de Ibitipoca é simples, com pequenas pousadas e campings localizados no caminho para o parque.

De Juiz de Fora até Ibitipoca, pela BR-040, posteriormente, BR-267, dá uma viagem de cerca de duas horas.

natsrrcipOutro destino muito procurado é a Serra do Cipó, aliás recentemente castigada por pavorosos incêndios criminosos, que nos enchem de vergonha e preocupação, principalmente por saber até onde o chamado “ser humano” pode ir para destruir a natureza.

Bem, inconformismos à parte, a Serra do Cipó está localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, e possui inúmeras cachoeiras, rios e cavernas. Água é o que não falta neste recanto, que é um dos preferidos dos mineiros. Há opções para todos os gostos. Cachoeiras para a calmaria e, para os mais agitados e aventureiros, a alternativa são as trilhas e canyons.

Embora o interior do Parque Estadual não possua área de camping, existem várias opções nas redondezas.

A maneira mais fácil de chegar ao parque é partindo de Belo Horizonte pela MG-010, passando por Lagoa Santa. Após o km 94, segue-se mais 3 quilômetros pela estrada de terra que leva até a entrada do parque.

Sobre esse último destino, e também sobre o primeiro, se você quiser saber mais, basta acessar Aqui, e ir em “assistir programas” e “primeira temporada” – já estivemos por lá!

Dicas rápidas foram dadas, mas antes de se decidir por qualquer dos lugares sugeridos pelos amantes dessa arte, é bom seguir os conselhos que eles mesmos oferecem: além de levar equipamentos e utensílios necessários (inclua fósforo, e não dê uma de querer fazer fogo esfregando varetinhas…), informe-se sobre condições de tempo e temperatura, sobre a segurança do lugar, nunca vá sozinho, e avise quem fica de seu paradeiro – isso evitará aborrecimentos desnecessários em uma situação que existe apenas para diversão e descanso.

Combinado assim? Então, até mais…

Leia outros textos de Renata Pereira e Renato Simões.

Pelos Caminhos de… Clique e descubra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm