Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Show celebra uma década do Duelo de MC’s no Palácio das Artes

Divulgação

Pela 3ª vez consecutiva, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza o Palco de Encontro, programa que celebra o trabalho de artistas mineiros e valoriza a música produzida no estado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Neste ano, o destaque é a cena hip hop de Belo Horizonte, com uma apresentação especial do Duelo de MC’s, um dos movimentos de rua mais reconhecidos e respeitados da cidade e que celebra, em 2017, uma década de histórias e transformações culturais na capital. A apresentação será neste domingo (20/8).

Com direção musical do coletivo Família de Rua, o show reúne no Grande Teatro do Palácio das Artes diferentes gerações do hip hop mineiro que passaram pelo palco do Viaduto Santa Tereza, onde acontece o Duelo de MC’s.

Em um único show, 11 artistas irão se revezar, apresentando seus repertórios autorais: Chris, Clara Lima, DJ Giffoni, DJ Roger Dee, Dmorô, Douglas Din, Eazy CDA, Família de Rua, Gurila Mangani, Kdu dos Anjos e Vinição.

Segundo Philipe Ratton, da Diretoria de Programação Artística da FCS, a realização desse Palco de Encontro celebra a arte de rua da capital, bem como evidencia a atuação pública da instituição, no sentido de reconhecer e promover a fruição das diferentes manifestações artísticas que movimentam a cena cultural na cidade.

“A FCS busca sempre estimular os novos artistas a também ocuparem seus equipamentos culturais. Receber a arte de rua é, também, uma forma de reafirmar nosso compromisso como uma instituição pública por vocação e que promove e celebra o diálogo entre as mais variadas linguagens artístico-culturais”, destaca Ratton.

Para Pedro Valentim, um dos representantes do coletivo Família de Rua, a ocupação do Grande Teatro é um importante passo para a trajetória dos artistas convidados para o Palco de Encontro.

“Essa molecada foi desenvolvendo uma noção de empoderamento muito forte enquanto participava das batalhas ao longo dessa década. Fazer esse trânsito entre o Viaduto Santa Tereza e o Palácio das Artes reafirma a força e a importância da nossa arte. É o hip hop marcando presença e ocupando os espaços públicos da cidade”, comemora Valentim.

A 1ª edição do Palco de Encontro aconteceu em 2015, contando a trajetória da Música Mineira, do Clube da Esquina aos dias atuais, com apresentações de Toninho Horta a Flávio Renegado, passando por Aline Calixto, Celso Adolfo, Coral Lírico de Minas Gerais, Marina Machado e Wilson Sideral.

Na segunda edição, em 2016, Wagner Tiso e Sergio Santos interpretaram obras de Cartola, em comemoração aos 100 anos do samba. O evento também contou com uma homenagem a Vander Lee, cantor e compositor mineiro que faleceu naquele ano. Agora, é a vez da cultura de rua ganhar destaque em um dos teatros mais tradicionais do país.

Uma década de resistência e transformação
Em 2017, o Duelo de MC’s celebra uma década de festa e resistência no espaço público de Belo Horizonte. Há dez anos, o vão do Viaduto Santa Tereza, no baixo centro da cidade, se transformou no palco do Duelo de MC’s, local onde a cultura hip hop se mostrou em sua diversidade e essência e milhares de jovens fizeram daquele um espaço de referência da cidade.

O encontro começou pequeno e espontâneo, com amigos fazendo rodas de rima improvisada na Praça da Estação. Ninguém imaginava que ali surgia um movimento que mudou a cara do baixo centro de BH.

O Duelo de MC’s cresceu, formou grandes artistas, lutou pelo direito à cidade, recebeu muitos convidados do Brasil e do mundo, ganhou visibilidade na internet e realizou cinco edições do Duelo de MC’s Nacional, encontro que reúne artistas e amantes da cultura hip hop de todo o país na disputa pelo título de melhor improvisador brasileiro.

Ao festejar uma década de transformação cultural em Belo Horizonte, o Palco de Encontro também celebra a memória das batalhas e aponta o legado desse importante movimento, possibilitando o encontro dos artistas que iniciaram o movimento na cidade e daqueles que são expoentes de uma cena já consolidada.

Um dos exemplos é Easy CDA, artista que figura no hip hop de Belo Horizonte desde o início da década de 1990. Dos novos artistas, destaque para os irmãos Chris e Clara Lima, que passaram a duelar no Viaduto Santa Tereza recentemente.

Quem assina a realização do projeto Duelo de MC’s é a Família de Rua, grupo formado por amigos que acreditam na essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas.

O coletivo trabalha focado na promoção da cultura hip hop e do skate em seus moldes originais, preservando a originalidade e a força presentes na arte e no estilo de vida daqueles que respiram a rua cotidianamente. O coletivo é fruto do Duelo de MC’s que, ao lado do Família de Rua Game of Skate, são os principais projetos do grupo.

Clique AQUI e saiba mais detalhes sobre os artistas convidados.

Serviço:
3º PALCO DE ENCONTRO – DUELO DE MC’S
Data: 20 de agosto (domingo)
Horário: 17h
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm