Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Resolução sobre fomento à Iniciação Científica é publicada

O Governo de Minas Gerais deu mais um importante passo para o fomento à iniciação científica e o desenvolvimento de pesquisas nas escolas da rede estadual de ensino mineira. Por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), foi publicada no Diário Oficial do Estado a Resolução SEE nº 3.553, que indica, no âmbito da Educação Integral e Integrada, os marcos da política de investigação e pesquisa na Educação Básica.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com o documento, serão apoiados projetos em todas as áreas de conhecimento, com prioridade para aquelas que se vinculam a um desses eixos: os Territórios de Iniciação Científica (TICs); os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (UBUNTU/NUPEAAs); e o Conexões de Saberes (COSEM), coletivos de pesquisa que atuarão na realização de diagnóstico e estudos continuados sobre demandas específicas dos estudantes de origem popular, oriundos de periferias urbanas e população em situação de itinerância.

“É fundamental a inserção da pesquisa no currículo do Ensino Médio. É um novo olhar para os jovens estudantes e para os docentes da Educação Básica que, agora, terão um espaço favorável à pesquisa, à iniciação científica e a uma nova forma de pensar o fazer docente no ambiente educacional”, aponta a secretária da SEE, Macaé Evaristo.

Os projetos de pesquisa serão selecionados por meio de critérios definidos em editais específicos e adesão das escolas e estudos estratégicos para o desenvolvimento da Educação Básica no estado.

Os Territórios de Iniciação Científica (TICs) apostam na interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior para que a realidade, os anseios e as trajetórias de vida dos jovens do Ensino Médio e os problemas que enfrentam em seus territórios tornem-se objetos de pesquisa. O eixo Conexões e Saberes propõe, por meio de instrumentos metodológicos específicos, a elaboração de um diagnóstico global e participativo sobre as possíveis variáveis que geram a evasão escolar no Ensino Médio.

Os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da diáspora (UBUNTU/NUPEAAs) têm como enfoque a promoção da igualdade racial pautada no reconhecimento da diversidade como elemento preponderante para o desenvolvimento escolar.

“A iniciação científica vai ao encontro dos desejos das nossas juventudes do Ensino Médio, que pleiteiam entrar no ambiente acadêmico, algo que é distante para alguns, principalmente, negros e negras que vivem nas periferias. Nesse sentido, os NUPEAAS vêm dizer a esses jovens que eles também são capazes e têm plenas condições de estar na Universidade”, afirma a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE, Iara Pires Viana.

Os Núcleos compõem agenda da Campanha Afroconsciência, que visa a efetivação da lei nº 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial da Educação Básica da temática “História e Cultura Afro-Brasileiras”.

Em 6 de junho deste ano, o Governo do Estado lançou, na Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central) o “Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio”, uma parceria da SEE com a Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Instituto Unibanco, Ação Educativa e Observatório de Favelas.

Durante o encontro, a secretária de Educação, Macaé Evaristo, e o gerente de Planejamento e Articulação do Unibanco, Thiago Borba, assinaram um protocolo de intenções entre a SEE e o instituto. O documento estabeleceu um acordo de cooperação técnico-científica e cultural entre os órgãos para execução do projeto “Conexões de Saberes”, que visa à produção de conhecimentos sistemáticos e ordenados sobre as razões da evasão escolar no Ensino Médio. A execução do projeto ficará por conta da Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Observatório das Favelas. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm