Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Autorizadas obras de restauração e reforma do antigo prédio do Bemge

Charles Torres

O governador Fernando Pimentel assinou, na quarta-feira (16), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, despacho determinando a restauração e a reforma do antigo prédio do Bemge, no centro de Belo Horizonte. O local abrigará a sede do projeto P7 Criativo, a primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na sede do P7 Criativo, profissionais e organizações poderão locar espaços para se beneficiarem de um ambiente de colaboração e empreendedorismo, além de compartilhar o espaço com os representantes de cada uma das instituições mantenedoras, desfrutando dos serviços de apoio, consultoria, aceleração e formação de negócios ligados às tecnologias digitais e à indústria criativa que essas instituições oferecem. No P7, serão realizados eventos e atividades de interação e fomento à realização de parcerias.

Durante o evento, que contou com a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, o governador afirmou que a iniciativa é um resgate importante para a capital mineira e para o estado, ao somar tradição e inovação.

“Nós temos, ali na Praça 7, um prédio que foi uma inovação na época. É um prédio do Oscar Niemeyer, na década de 1950. Quando ele foi erguido foi uma revolução. A Praça 7, supertradicional na cidade, e um prédio daquele porte, com aquela característica e com desenho tão inovador. Nós, agora, estamos somando aquilo que foi uma inovação com outra característica também inovadora e revolucionária, que é colocar ali dentro o que Minas Gerais tem de mais pujante, que é o que nós chamamos de economia criativa. Nós temos muito orgulho das novidades que Minas aporta e pode aportar em um espaço como aquele, devidamente reformado e adaptado. Vamos ter muita coisa para aportar”, ressaltou o governador.

Segundo Fernando Pimentel, um dos focos da sua gestão é oferecer um estado que funciona, atraindo, assim, novas empresas e iniciativas. “Nós queremos oferecer um estado que funciona. E acho que estamos fazendo isso bem em Minas Gerais. Estamos plantando uma semente do futuro”, completou.

O P7 é uma iniciativa do Governo mineiro, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentro de uma série de investimentos inéditos na indústria criativa.

O presidente do BNDES, Paulo Rabello, acredita que Belo Horizonte deve se consolidar como a capital do conhecimento. “Essa é uma cerimônia quase que de pedra fundamental de algo que já está construído, que agora precisa ser reformado no conceito da criatividade, revigorando o símbolo de uma grande edificação do centro da capital, que é referência para muitos dos nossos pais e avós”, salientou.

O presidente da Associação P7 Criativo, Paulo Brant, destaca que Minas Gerais é referência em capital humano. “O que a gente assiste hoje no mundo é uma revolução tecnológica que altera processos de produção, padrões de modelos de negócios, comportamentos das pessoas, e que faz com que a economia baseada no conhecimento e criatividade seja o futuro”, disse.

Para o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o novo espaço permitirá grande conexão e interação entre empresas de economia criativa. “Nós criamos, no ano passado, a Associação P7 com parceiros e com objetivo de criar uma entidade capaz de fomentar a indústria criativa em Minas Gerais e, ao mesmo tempo, preservar patrimônio no centro da cidade, o prédio do Bemge. As empresas já descobriram que é muito difícil a inovação ser obtida em estruturas hierarquizadas. Ofertaremos todo um suporte ao empreendedor”, completou.

Restauração do Edifício Bemge
A sede do P7 Criativo está instalada em um andar na Avenida Afonso Pena, 4.000, na região centro-sul da capital, com estrutura de coworking, incluindo 150 estações de trabalho, salas de reunião, auditório e laboratórios.

Projetado por Oscar Niemeyer, em 1953, para abrigar o antigo Banco Mineiro da Produção, mais tarde sede do Banco do Estado de Minas Gerais, o Edifício Bemge foi tombado pelo patrimônio histórico e marca o início da arquitetura moderna em arranha-céus na capital mineira.

Com 25 andares e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, o local será completamente restaurado para receber o espaço, que contará também com restaurante e café, além da primeira biblioteca pública virtual do estado e o Espaço Memorial Praça 7.

O investimento para a revitalização do espaço está estimado em R$ 57 milhões. A obra irá recuperar as características e formas originais do prédio, reiterando seu valor cultural e simbólico. Trata-se de uma iniciativa de revitalização do hipercentro de Belo Horizonte, que resgata a ideia, concebida no planejamento da capital, de tornar a Praça Sete o centro financeiro e de negócios da cidade.

Também participaram do evento os secretários de Estado Odair Cunha (Governo), Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), José Afonso Bicalho (Fazenda), Miguel Corrêa (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior) e Angelo Oswaldo (Cultura), além dos presidentes do BDMG, Marco Aurélio Crocco, da Fiemg, Olavo Machado, e da Fundação João Pinheiro (FJP), Roberto Nascimento. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm