Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

eSocial unifica dados de trabalhadores e empresas com rigor no cumprimento de prazos


O governo federal criou por meio do Decreto 8.373 de 2014 o programa eSocial. Por meio dele são coletadas informações trabalhistas previdenciárias e tributárias e foi desenvolvido para reunir as informações e unificar parte da área trabalhista.

São obrigadas a enviar as informações para a Receita Federal todas as pessoas físicas ou jurídicas que contratarem prestador de serviço, ou que possua alguma obrigação na área trabalhista.

A implantação já começou para algumas empresas com faturamento acima de 78 milhões. As demais empresas começaram em julho e os órgãos públicos entraram no mesmo sistema a partir de janeiro de 2019.

O envio das informações será por etapas, sendo a primeira em julho. Porém, o prazo foi prorrogado para novembro deste ano. O primeiro procedimento será o envio das informações do cadastro empregador/contribuinte, as funções, quadro de horários e as verbas trabalhistas.

A segunda remessa será de eventos não periódicos. Neste caso serão todos os dados que envolvem o trabalhador, como a admissão, desligamento da empresa, alteração de salário, entre outros.

Na terceira etapa serão encaminhadas as remunerações, abertura e fechamento das folhas de pagamento. O novo programa unificará as declarações, GFIP, RAIS, CAGED, e os impostos GPS, IR, FGTS, mas ainda não foi divulgado um prazo para isso.

De acordo com Juliana Aparecida dos Santos, da Contabilidade Alliance, o novo sistema foi implantado para unificar declarações. Algumas empresas já devem enviar os dados e o prazo foi prorrogado para novembro deste ano:


Juliana Aparecida dos Santos
esocialjulianasantos1

Cada evento do eSocial terá um código para identificação e um respectivo prazo para envio. O não cumprimento dessa exigência gerará uma multa e cada evento será um valor de penalidade diferente:

Juliana Aparecida dos Santos
esocialjulianasantos2

Os empresários estão assustados com o grau de exigência do novo sistema do governo federal. A partir de agora será preciso cumprir todos os prazos e em alguns casos antecipar o envio de documentos:

Juliana Aparecida dos Santos
esocialjulianasantos3

Cada evento transmitido ira gerar um recibo de entrega. Não será um programa com download, pois o sistema funcionará virtualmente e sua transmissão de dados será por meio de um certificado digital.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm